Hora da brincadeira, hora da história, hora do lanche, hora da soneca e agora também hora da cachoeira. Na Creche Municipal de Educação Infantil Padre Sabino Gentille, na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, os passeios a lugares de natureza estão, pouco a pouco, sendo inseridos no dia a dia da criançada.
Os primeiros a aproveitar o benefício foram os alunos do Berçário I e Berçário II, que acompanhados de professores e funcionários da escola – além de pais interessados – foram visitar a Cachoeirinha de Pitangui.
O passeio contou com muita música e contato com a natureza e foi um sucesso! Tanto que a ideia agora é inseri-lo na rotina de todas as crianças da creche municipal, em parceria com o projeto Paralapracá, que atua para melhorar a qualidade da Educação Infantil no Brasil.
A intenção é que, desde cedo, a natureza faça parte da rotina dessas crianças, a fim de que aprendam a respeitá-la e se desenvolvam da forma mais saudável. Entre outros benefícios, o convívio com o verde estimula a criatividade, coordenação motora e concentração dos pequenos, além de evitar problemas de saúde, como miopia e hiperativismo.
Uma causa que deveria inspirar todas as instituições de ensino do país! Confira, abaixo, o vídeo dos pequenos da creche Padre Sabino Gentille brincando na cachoeira (e tente não sorrir). 🙂
Foto: Reprodução/Recanto das Cachoeiras
Por Débora Spitzcovsky | Em Inspiração