Anúncio
Bahia

Deputado Arthur Maia propõe projeto de lei que regulamenta a vaquejada

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado
Anúncio
Foto: Prefeitura do Cantá/Divulgação

O deputado Arthur Maia (PPS/BA) apresentou, nessa segunda-feira (24), um projeto de lei que regulamenta a vaquejada como prática esportiva formal e a eleva à condição de patrimônio cultural imaterial.

O parlamentar explica que a proposta tem como principal objetivo disciplinar a vaquejada em todo o território nacional de forma a estabelecer parâmetros que visem à proteção do animal e à preservação dessa importante manifestação cultural, garantindo o bom andamento do esporte através do controle e prevenção sanitário-ambientais, higiênico-sanitárias e de segurança em geral.
Maia lembra que, além do apelo cultural muito forte, principalmente pelos nordestinos, a atividade gera uma movimentação econômica importante.“A vaquejada movimenta R$ 700 milhões e cresce 20% ao ano. A prática provê mais de 700 mil empregos diretos e indiretos. Portanto, não é só a ‘festa’ em si, mas leilões, venda de animais, geração de empregos, mesmo que temporários, e também atuação de profissionais ligados à produção animal”, ressalta.

Anúncio

De acordo com a Associação Brasileira de Vaquejadas (ABVAQ), são 3 milhões de adeptos dessa prática esportiva e mais de 4 mil provas por ano. O deputado defende que a prática tem evoluído com passar dos anos e se profissionalizado para garantir o bem-estar de vaqueiros e dos animais. O protetor de cauda é um dos cuidados com os bovinos para evitar danos à saúde do animal e que está na lei. Além disso, a proposta prevê a desclassificação do vaqueiro que maltratar os bichos de forma intencional.  Dentre as medidas, estão também a proibição de participação de qualquer animal que possua ferimentos com sangramentos e do uso de luvas, pregos, esporas, chicotes ou apetrechos que possam causar dor ou ferimento aos animais.

Regras para o transporte de bovinos também foram estabelecidas e, com isso, os animais devem ser conduzidos com garantia de água, sombra e comida em quantidade necessária. “Quem se diz contra a vaquejada provavelmente não sabe o que é um protetor de cauda, nem mesmo que as esporas e cortadeiras são isoladas com esparadrapo para não machucar o boi. E que toda festa que se preze tem ao menos um juiz de bem-estar do animal. Os críticos se baseiam apenas no que ouviram falar”, afirma.

Uma audiência pública terminou tumultuada nesta quarta-feira na Câmara Federal. Deputados contrários e favoráveis à vaquejadas trocaram farpas durante os debates promovido a pedido de Arthur Maia.

Inconstitucional

No dia 6 de outubro, o STF julgou inconstitucional uma lei do estado do Ceará que regulamenta a vaquejada como prática desportiva e cultural no estado. Para o relator da ação, ministro Marco Aurélio, há “crueldade intrínseca” aplicada aos animais na vaquejada.
Apesar de se referir ao Ceará, a decisão do STF servirá de referência para todo o país, sujeitando os organizadores a punição por crime ambiental de maus tratos a animais.

Anúncio

Para Maia, a decisão do STF é preconceituosa e um desrespeito à cultura nordestina. “Todos os esportes que envolvem animais devem ser regulamentados para coibir excessos, mas proibir a vaquejada e permitir modalidades esportivas e outras práticas que são muito mais danosas aos animais reflete preconceito e arbitrariedade contra uma tradição e o lazer de muita gente, dos mais pobres e humildes, do nosso sertanejo”, ressalvou.

“Vamos lutar por essa causa no Congresso, em favor dos milhares de vaqueiros, criadores e de todos os profissionais que vivem desse esporte e dessa cultura tão amada pelo nordeste brasileiro. A vaquejada é importante para a história, para o cunho econômico e é importante para o povo nordestino. É secular e deve ser preservada”, defendeu.

Tribuna da Bahia

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 27 de outubro de 2016 04:34

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Anúncio
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024

Revenda BYD na Bahia abriu várias vagas de emprego

A BYD Mandarim, primeira revenda da montadora chinesa na Bahia, pertencente ao Grupo Indiana, abriu…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio