23.2 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

Em três anos, 30 novas drogas são identificadas pelo Departamento de Polícia Técnica da Bahia

Mais Lidas

Com 50 vezes mais potência do que a heroína, o medicamento fentanil foi a causa da morte do cantor Prince no ano passado. A substância que era usada como anestésico, já chegou ao Brasil e foi apreendida na Bahia. O fentanil faz parte do grupo das quase 30 “novas” drogas que foram identificadas pelo Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT). As apreensões aconteceram na Bahia nos últimos três anos.

Todas são sintéticas e se apresentam das mais diversas formas. São comprimidos coloridos, cristais, microsselos e pó. Segundo a perita criminal Marisa Fontainha de Souza, a maior parte das substâncias é apreendida no interior do estado, principalmente na região Sul. “É onde acontecem essas festas raves, que reúnem pessoas do mundo todo e que trazem na bagagem essas drogas. Elas são mais comuns na Europa, não são fabricadas aqui no Brasil”, afirmou.
Segundo o diretor do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), Jorge Figueiredo, no ano passado, quatro produtores deste tipo de festas foram presos e 740 comprimidos apreendidos. Ainda de acordo com ele, a maior parte das drogas sintéticas vem de São Paulo e do Espírito Santo.
Departamento de Polícia Técnica da Bahia

As apreensões acontecem após denúncias. “Usamos cães farejadores que possuem treinamento específico para droga sintética e atuamos em áreas por onde essa droga entra no estado, como é o caso de aeroportos, estradas, ferryboat e pelos correios”, explica Figueiredo.

As primeiras drogas “incomuns” começaram a aparecer no DPT em 2011, mas a identificação precisa não era possível. Há quatro anos, o laboratório conta com três cromatógrafos. Eles fazem a comparação com o banco de dados disponível e delimita a qual substância pertence a amostra analisada.

Alucinógenos

A maior parte das amostras analisadas e identificadas pelo DPT tem efeito alucinógeno semelhante ao do LSD e ecstasy. No entanto, ambas já começam a aparecer com menos frequência no laboratório.

“O fentanil tem efeito 50 vezes mais que heroína. Essa droga começa a ser usada de forma abusiva. Não é detectado só na Bahia. Está sendo comum achar em outros estados do país”, completa Marisa.

Segundo o coordenador do Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (Cetad/Ufba), Antônio Nery, a maior parte das substâncias é conhecida. Apenas começaram a ser apreendidas e identificadas pela polícia recentemente. “As substâncias não são novas, talvez seja novo para a polícia que começa a fazer a triagem. Mas elas são de grande potencial de risco para a vida, são estimulantes associados a outras substâncias”, afirma.

Veja a reportagem completa no Correio

Departamento de Polícia Técnica da Bahia

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas