Redação 96FM
Os estudantes do Instituto Federal Baiano Campus Guanambi regressam as aulas nesta quarta-feira (30), após o fim do prazo da greve por tempo determinado iniciada no último dia 16. A informação foi confirmada por representantes do Comando Local de Greve em entrevista ao programa MIX 96 da última sexta-feira (25).
A greve por tempo determinado foi motivada pela adesão dos servidores à manifestações que acontecem em várias instituições de ensino do Brasil, de servidores e alunos contrários às medidas do Governo, como a PEC 55 (antiga PEC 241), a reforma do ensino médio via medida provisória e o projeto de Lei 193/2016 intitulado “Escola Sem Partido”.
Uma comissão irá debater nos próximos dias sobre a reposição dos 13 dias letivos parados.
Mobilização
Sinézio Cotrim e Carlito Barros, servidores do IF Baiano usaram o espaço para esclarecer as pautas da greve e frisaram que mesmo com a retomada das atividades, as mobilizações contra as medidas do Governo continuam. Eles consideram que as pautas são prejudiciais para o desenvolvimento do país, pois afetam o desenvolvimento dos sistemas de saúde, educação e assistência social, ao limitar os gastos do governo ao reajuste da inflação por vinte anos.
Uma caravana com representantes da Seção Sindical local do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica sairá de Guanambi nesta segunda-feira (28). A votação em primeiro turno da PEC 55 no Senado Federal está prevista para esta terça-feira (29), em Brasília a caravana irá se juntar com outros manifestantes vindos de todas as partes do País para realizar uma ato de protesto na Capital.