Vídeo: Protesto conta a PEC 55 em Brasília

Publicado por
Compartilhado

Tiago Marques | Redação 96FM

O Dia 29 de Novembro certamente ficará marcado nos livros de história, além do acidente aéreo que matou jogadores de futebol, comissão técnica, tripulação e jornalistas, a Capital do País viveu um dia de protestos e tomadas de decisões que irão implicar no destino do país para os próximos anos.

Cerca de 20 mil estudantes e trabalhadores vindos de todas as partes do País se reuniram em Brasília onde realizaram um ato contra as medidas do Governo. A pauta principal era a PEC 55 (antiga PEC 241) que foi aprovada em primeiro turno no Senado horas depois do fim do protesto, duramente reprimido pela Polícia do Distrito Federal. Durante a madrugada a Câmara dos deputados ainda aprovou um fragmento do que era a proposta do Ministério Publico que previam 10 medidas contra a corrupção. Os deputados federais desfiguraram o projeto, retirando itens considerados importantes e ainda incluíram punições contra juízes e promotores.

Uma comitiva do SINASEFE (IF BAIANO), UNEB e movimentos sociais saiu de Guanambi para participar do ato

Uma passeata saiu do Museu Nacional e percorreu o eixo monumental até o gramado do Congresso Nacional. No local, um carro de som estava preparado para as falas dos representantes dos diversos grupos do movimento estudantil e da classe trabalhadora. No entanto o processo foi duramente reprimido pela polícia após um ato radicalizado praticado por um grupo que virou um automóvel da Rede Record. A polícia militar do Distrito Federal dispersou o grupo com gás de pimenta e bombas de efeito moral. Pelos auto-falantes do trio elétrico os organizadores pediam para a polícia parar de jogar bombas de efeito moral sobre os manifestantes, mas até o trio foi atingido.

O grupo então foi encurralado pela PM e se concentrou em frente à Catedral Metropolitana, um grupo mais radical entrou em confronto com a polícia e usou banheiros químicos, lixeiras e outros objetos para fazerem barricadas para impedir o avanço da polícia. Um veículo foi incendiado e várias pessoas precisaram de atendimento do médico. Os manifestantes ainda tentaram se reorganizar para seguir voltar com o ato para a frente do Congresso, porém a polícia seguiu pressionado os manifestantes até dispersar completamente o protesto.

Deputados integrantes da Comissão de Direitos Humanos saíram da Câmara e foram conversar com a polícia para impedir a repressão, mas nada conseguiram e a PM agiu com força reprimindo por completo o protesto. Patrimônio público foi depredado e paredes de ministérios e do Museu Nacional foram pichadas durante a confusão.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 1 de dezembro de 2016 11:14

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024

Estação Meteorológica do Inmet voltou a funcionar em Guanambi após mais de seis meses com problemas

A equipe de manutenção do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) esteve em Guanambi na última…

27 de abril de 2024

Prefeitura na Bahia encerra inscrições para concurso com 73 vagas nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Presidente Tancredo Neves,…

27 de abril de 2024

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio