22.1 C
Guanambi
17.1 C
Vitória da Conquista

Vídeo: Estudante do IF Baiano apresenta trabalho sobre Internet das Coisas

Mais Lidas

Um aluno do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do IF Baiano Campus Guanambi apresentou um projeto usando o conceito de Internet das Coisas em seu trabalho de conclusão de curso. Maicon Vinicios projetou um sistema que permite controle sobre os processos de iluminação e ventilação do ambiente. Isso na perspectiva de uma solução que permita reduzir o consumo ocioso de energia pois o sistema envia alertas para aplicativo de celular quando tem alguma lâmpada ou ventilador ligado e não é detectada movimentação no ambiente.

Numa maquete do projeto do novo prédio do curso, Maicon utilizou dispositivos eletrônicos e programação para simular esse sistema que controla as lâmpadas, ventiladores, ar condicionados e outros equipamentos que possam existir no prédio, como câmeras de segurança e alarmes. Através de um aplicativo de celular é possível controlar o imóvel, ligando e desligando os dispositivos, além de monitorar a movimentação. O trabalho agradou os professores que fizeram parte da banca examinadora, eles aprovaram o aluno que está agora apto a concluir o curso. O TCC foi apresentado nesta quinta-feira (22/12), Maicon obteve nota 10 dos três avaliadores.

Quem também ficou muito satisfeito com o trabalho foi o professor Woquiton Fernandes, orientador do projeto. “Este conceito que foi usado por nosso aluno vai muito além da automatização dos equipamentos, ele permite humanizar o processo, através do controle total do consumo de energia ou de água. São infinitas as possibilidades de utilização da Internet das Coisas, podemos usá-las na agricultura de precisão, no gerenciamento de prédios públicos ou simplesmente nas nossas residências. Fico feliz pelo sucesso do trabalho e pelo fato dele poder servir de referência para outros projetos na área”, disse o prof essor.

 Maquete do novo prédio do curso de ADS foi utilizada para simulação do sistema.
Maquete do novo prédio do curso de ADS foi utilizada para simulação do sistema.

Segundo o professor várias outras utilidades podem ser implementadas no sistema. “Podemos através de um sensor medir a umidade do solo de um jardim por exemplo, através das informações o sistema detecta a quantidade de água que será usada na irrigação, ligando e desligando o sistema no momento certo. Outra funcionalidade que podemos citar é em relação a captação de energia solar, o sistema inteligente pode posicionar as placas fotovoltaicas na direção do sol durante o dia com faz um girassol”, concluiu o professor.

img_5001
Prof. Woquiton Fernandes e Maicon Vinícios

Maicon desenvolveu o circuito elétrico e utilizou o Arduino, plataforma de microcontroladores que permite programação livre. Ele também desenvolveu um sistema web service e o aplicativo de celular para Android que permite o controle de todo o sistema a distância pela Internet. Todos as aplicações se comunicam para que as ações do usuário sejam convertidas em comandos para ligar e desligar os equipamentos.

O trabalho desenvolvido já apresenta perspectivas futuras de implementar o controle de consumo de energia para que o usuário possa acompanhar pelo celular e também o consumo de água, tudo através de sensores que serão instalados na maquete e através do Arduino, captar esses dados e disponibilizá-los para o aplicativo via Internet.

Além do orientador, participaram da banca, a professora Paula Patrícia e o professor Reinaldo Cotrim.

Ensino de Arduino nas escolas

A ideia de fazer o projeto de TCC voltado para explorar Internet das Coisas utilizando Arduino também se expandiu para o projeto de extensão intitulado “Ensino de Lógica de Programação e Arduino para Estudantes do Ensino Médio da Rede Pública”. Desenvolvido pelos discentes Maicon Vinicios e Elio Braga, também aluno do curso de ADS, sob orientação do Professor Woquiton Fernandes. “Fizemos um projeto de extensão para aprofundar os estudos na plataforma Arduino e como iniciativa de disponibilizar um curso de programação que envolvesse a plataforma de prototipagem eletrônica para alunos do município. O curso foi muito proveitoso, pudemos ensinar o básico da programação para os alunos que despertaram interesse no assunto”, disse Maicon.

O curso de Lógica de Programação e Arduino para Estudantes do Ensino Médio da Rede Pública foi um projeto aprovado pelo PIBIEX e foi ministrado para alunos dos Colégios Modelo e Luis Viana de Guanambi no polo da Universidade Aberta Brasileira (UAB) instalado no Colégio Modelo.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas