23.3 C
Guanambi
18.9 C
Vitória da Conquista

Vídeo: Estudante do IF Baiano apresenta trabalho sobre Internet das Coisas

Mais Lidas

Um aluno do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do IF Baiano Campus Guanambi apresentou um projeto usando o conceito de Internet das Coisas em seu trabalho de conclusão de curso. Maicon Vinicios projetou um sistema que permite controle sobre os processos de iluminação e ventilação do ambiente. Isso na perspectiva de uma solução que permita reduzir o consumo ocioso de energia pois o sistema envia alertas para aplicativo de celular quando tem alguma lâmpada ou ventilador ligado e não é detectada movimentação no ambiente.

Numa maquete do projeto do novo prédio do curso, Maicon utilizou dispositivos eletrônicos e programação para simular esse sistema que controla as lâmpadas, ventiladores, ar condicionados e outros equipamentos que possam existir no prédio, como câmeras de segurança e alarmes. Através de um aplicativo de celular é possível controlar o imóvel, ligando e desligando os dispositivos, além de monitorar a movimentação. O trabalho agradou os professores que fizeram parte da banca examinadora, eles aprovaram o aluno que está agora apto a concluir o curso. O TCC foi apresentado nesta quinta-feira (22/12), Maicon obteve nota 10 dos três avaliadores.

Quem também ficou muito satisfeito com o trabalho foi o professor Woquiton Fernandes, orientador do projeto. “Este conceito que foi usado por nosso aluno vai muito além da automatização dos equipamentos, ele permite humanizar o processo, através do controle total do consumo de energia ou de água. São infinitas as possibilidades de utilização da Internet das Coisas, podemos usá-las na agricultura de precisão, no gerenciamento de prédios públicos ou simplesmente nas nossas residências. Fico feliz pelo sucesso do trabalho e pelo fato dele poder servir de referência para outros projetos na área”, disse o professor.

 Maquete do novo prédio do curso de ADS foi utilizada para simulação do sistema.
Maquete do novo prédio do curso de ADS foi utilizada para simulação do sistema.

Segundo o professor várias outras utilidades podem ser implementadas no sistema. “Podemos através de um sensor medir a umidade do solo de um jardim por exemplo, através das informações o sistema detecta a quantidade de água que será usada na irrigação, ligando e desligando o sistema no momento certo. Outra funcionalidade que podemos citar é em relação a captação de energia solar, o sistema inteligente pode posicionar as placas fotovoltaicas na direção do sol durante o dia com faz um girassol”, concluiu o professor.

img_5001
Prof. Woquiton Fernandes e Maicon Vinícios

Maicon desenvolveu o circuito elétrico e utilizou o Arduino, plataforma de microcontroladores que permite programação livre. Ele também desenvolveu um sistema web service e o aplicativo de celular para Android que permite o controle de todo o sistema a distância pela Internet. Todos as aplicações se comunicam para que as ações do usuário sejam convertidas em comandos para ligar e desligar os equipamentos.

O trabalho desenvolvido já apresenta perspectivas futuras de implementar o controle de consumo de energia para que o usuário possa acompanhar pelo celular e também o consumo de água, tudo através de sensores que serão instalados na maquete e através do Arduino, captar esses dados e disponibilizá-los para o aplicativo via Internet.

Além do orientador, participaram da banca, a professora Paula Patrícia e o professor Reinaldo Cotrim.

Ensino de Arduino nas escolas

A ideia de fazer o projeto de TCC voltado para explorar Internet das Coisas utilizando Arduino também se expandiu para o projeto de extensão intitulado “Ensino de Lógica de Programação e Arduino para Estudantes do Ensino Médio da Rede Pública”. Desenvolvido pelos discentes Maicon Vinicios e Elio Braga, também aluno do curso de ADS, sob orientação do Professor Woquiton Fernandes. “Fizemos um projeto de extensão para aprofundar os estudos na plataforma Arduino e como iniciativa de disponibilizar um curso de programação que envolvesse a plataforma de prototipagem eletrônica para alunos do município. O curso foi muito proveitoso, pudemos ensinar o básico da programação para os alunos que despertaram interesse no assunto”, disse Maicon.

O curso de Lógica de Programação e Arduino para Estudantes do Ensino Médio da Rede Pública foi um projeto aprovado pelo PIBIEX e foi ministrado para alunos dos Colégios Modelo e Luis Viana de Guanambi no polo da Universidade Aberta Brasileira (UAB) instalado no Colégio Modelo.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas