Redação 96FM
Uma reportagem do Jornal Folha de São Paulo ressalta como a agroecologia tem ajudado agricultores familiares a produzirem em meio a seca histórica que assola o sertão da Paraíba.
A matéria conta a história de dona Marlene Pereira de 46 anos que conta que sustenta a família plantando uma área de menos de meio hectare. Na feira agroecológica do município de Lagoa Seca, distante 142 quilômetros de João P essoa, ela vende cebolinha, coentro, batata doce, alface, couve, milho, além de galinhas e bodes de sua criação.
A agricultora exalta o fato de seus produtos serem livres de agrotóxicos pois produzem os próprios biofertilizantes e bio defensivos. Mas nem sempre foi assim, Marlene conta que foi ensinada a plantar uma coisa só em determinada área, no entanto hoje ela reconhece os benefícios da produção consorciada.
A água para a produção vem das cisternas que captam as águas da chuva e oferece o líquido precioso para o consumo humano, criação de animais e para a irrigação das áreas produtoras.