Redação 96FM
Nesta quarta-feira (25), prefeitos de todo o estado elegerão o novo presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB). Eures Ribeiro (PSD), prefeito de Bom Jesus da Lapa, disputa a eleição com Luciano Pinheiro (PDT), prefeito de Euclides da Cunha.
Luciano Ribeiro que tem apenas 34 anos está em seu primeiro mandato à frente da prefeitura de Euclides da Cunha. Eures seria candidato único, mas Luciano articulou com alguns prefeitos e resolveu inscrever uma chapa para concorrer ao comando da UPB.
Os candidatos fizeram campanha em busca de apoio pelo interior do estado. A entidade tem um orçamento anual de cerca de R$400 mil e tem como missão representar e defender os Municípios da Bahia, fortalecer o movimento municipalista e contribuir para a excelência da gestão municipal.
Atualmente a entidade é presidida por Maria Quitéria que chegou ao fim do seu segundo mandato como prefeita do município de Cardeal.
Composição das Chapas
A Chapa 1 – “Juntos somos mais fortes”, é composta por Eures Ribeiro, candidato a presidente, Giuliano de Andrade Martinelli, prefeito de Jaguaquara, primeiro vice-presidente da instituição; Antônio Carvalho da Silva Neto, prefeito de Araci, vice-presidente administrativo; Rogério dos Santos Costa, prefeito de Santo Estevão, 1º secretário; Marcus Paulo Alcântara Bonfim, prefeito de Juazeiro, 2º secretário; Marcos Aurélio dos Santos Cardoso, prefeito de Santana 1º tesoureiro; e José Henrique Silva Tigre, prefeito de Belo Campo 2º tesoureiro.
A Chapa 2 – “Por um municipalismo democrático e forte”, tem como candidato a presidente o prefeito de Euclides da Cunha, Luciano Pinheiro, Zito Barbosa, prefeito de Barreiras, vice-presidente institucional; Leandro Luiz Ramos Santos, prefeito de Igrapiúna, vice-presidente administrativo; Edval Luz Silva, prefeito de Abaíra, 1º secretário; Adriano Silva Lima, prefeito de Serrinha, 2º secretário; Hipólito Rodrigues Silva Gomes, prefeito de São Gabriel, 1º tesoureiro; e João Hebert Araújo da Silva, prefeito de Várzea Nova, 2º tesoureiro.
As chapas contam também com o Conselho Fiscal, composto por cinco titulares e cinco suplentes.