32.1 C
Guanambi
25.9 C
Vitória da Conquista

16 macacos foram achados mortos em Alagoinhas após casos de febre amarela silvestre

Mais Lidas

Redação 96FM

Depois de dois macacos morrerem por causa da febre amarela silvestre, em Alagoinhas, localizada a 120 km de Salvador, 16 animais foram encontrados mortos no muncípio até esta sexta-feira, 17. Estes apresentavam sinais de violência e envenenamento, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Há indícios de que os moradores, com medo da doença, tenham matado os animais.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, na Bahia, até o dia 1º de março, foram registrados 16 casos suspeitos de febre amarela silvestre. Entretanto, sete deles foram descartados e nove ainda estão em investigação.

No município de Alagoinhas, 100 mil doses da vacina contra a doença estão disponíveis para a população. Os moradores chegaram a fazer filas em praças da cidade, onde foram instalados postos de imunização.

O veterinário e gestor do zoológico de Salvador apontou que o macaco tem um papel importante no alerta para a doença, por isso não há razão para as mortes. “É como se eles tivessem dando a vida para nos avisar que a febre amarela está chegando, eles são importantíssimos e não os vilões”, disse.

Há duas formas de transmissão da febre amarela: a silvestre e a urbana. Na primeira, os mosquitos Haemagogus e Sabetes são hospedeiros. Eles picam animais contaminados e transmitem para outros animais, podendo infectar também humanos. Já a urbana, que está erradicada no Brasil desde 1942, é transmitida pelo Aedes Aegypti, que hospeda o vírus ao picar um animal infectado e pode contaminar humanos.

A Secretaria Municipal de Saúde de Alagoinhas relata que quinze mil pessoas já foram vacinadas no final de semana. Além disso, ainda segundo a Secretaria, desde o início de março, 35 mil pessoas já foram imunizadas na cidade.

Foto: Reprodução/ TV Bahia

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas