Redação do Blog
A Cooperativa Agrícola de Irrigação do Projeto de Ceraima realiza neste sábado (26), uma plenária para debater o impacto da construção da Barragem de Rejeitos na nascente do Rio Pedra de Ferro pela Bahia Mineração e os riscos para o município de Guanambi e o açude de Ceraíma.
Este evento contará com as presenças de membros da Comissão de Defesa da Nascente e dos moradores do entorno da mineração e autoridades ligadas à área. A direção da Cooperativa convida a população para participar. O encontro acontecerá no prédio da Creche de Ceraíma.
Barragem de Rejeitos
A Bahia Mineração pretende retomar o Projeto Pedra de Ferro, objetivando explorar minério na região que fica próxima às divisas de Caetité, Guanambi e Pindaí. O projeto prevê a construção de uma barragem para contenção dos rejeitos da mineração. O local onde está prevista a construção da barragem fica em uma área de nascentes, bem na parte mais alta da bacia hidrográfica, próximo ao distrito de Guirapá, em Pindaí. Estas nascentes formam o o açude de Ceraíma, além de abastecer as residências de centenas de famílias que vivem na região.
Um documentário gravado em 2013 relata como a mineração já afeta o modo de vida das comunidades da região.