Tiago Marques | Agência Sertão
O Aeroporto de Guanambi continua impedido de receber aviões de médio e grande porte. As restrições impostas através do boletim Notan continuam vigorando. Prefeitura e Estado elaboram um novo Plano Básico de Zoneamento Aeroportuário e para ser enviado às autoridades aeronáuticas na tentativa de retirar as restrições. O sistema on line continua restringido pousos e decolagens de aviões que necessitem de mais de 800 metros de pista para os procedimentos. Os morros no entorno do aeródromo foram considerados obstáculos perigosos para os aviões.
Na última semana, o governador Rui Costa (PT) se reuniu com o presidente da Azul Linhas Áreas, John Rodgerson, e com o secretário de Turismo da Bahia, José Alves. Eles discutiram a ampliação das operações da empresa no Estado. No encontro ficou anunciada a ampliação dos voos para Vitória da Conquista e o início da operação no aeroporto de Guanambi ainda no segundo semestre deste ano.
Vários investimentos foram realizados no aeroporto, como a reforma do saguão, construção de seção de combate a incêndio, entre outros. O governo do Estado já anunciou que garantiu recursos na ordem de R$ 5 milhões para o recapeamento e reforço da pista, entretanto as obras ainda não começaram.
Mais uma vez foi demonstrado o interesse da Azul em operar no aeroporto de Guanambi, porém ainda é incerta a concretização do plano da empresa até que as autoridades aeronáuticas retirem as restrições do aeroporto.