Estudantes de jornalismo realizam ação na comunidade quilombola de Queimadas

João Miguel e Tiago Marques

Estudantes do 4º semestre do curso de Jornalismo do Centro Universitário – UniFG realizaram uma ação educomunicava na comunidade de Queimadas, na região do distrito de Mutans, zona rural de Guanambi. A ação envolveu uma palestra sobre redução de danos no uso de drogas e apresentação de capoeira e congado, além de sorteio de brindes.

Os danos causados pelo uso de drogas vão além dos problemas da saúde física e mental. O mundo das drogas ilícitas está diretamente relacionado à violência causada pela disputa por pontos de drogas e pela repressão ao tráfico e ao uso. Os drogas lícitas como o álcool e o cigarro também são grande causadoras de danos para a saúde e para a convivência familiar.

Cristino Oliveira, enfermeiro e professor da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), foi convidado para palestrar sobre a política redução de danos no uso de drogas. Ele explicou que todas as drogas ao serem introduzidas no organismo, são capazes de alterar o comportamento e afetar a saúde das pessoas. Para o professor, muitas vezes as pessoas acreditam que as drogas legais como cigarro e bebida alcoólica, não prejudicam, criando uma falsa ilusão, já que são tão nocivas quantas as drogas ilegais. “Geralmente o primeiro contato com as drogas ocorre já na adolescência, ali mesmo na roda de amigos. Várias são as causas que estão relacionadas com o início da utilização das drogas”, completou Cristiano.

A atividade foi orientada pela professora Adriana Bomfim e executada pelos estudantes Joana Martins, Neide Lu e Mauri Oliveira, com apoio da Associação de Moradores da Comunidade de Queimadas.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile