Sem categoria

Professores da rede municipal de Guanambi aprovam greve a partir do dia 23

Publicado por
Compartilhado

Joana Martins/ Agência Sertão

Em assembleia geral realizada na manhã desta sexta-feira (13), os professores da rede municipal de ensino de Guanambi aprovaram greve por tempo indeterminado a partir do dia 23 de julho.

Em nota, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Guanambi (Sispumur) afirma que a decisão da greve foi tomada após as negociações com a Gestão Pública Municipal não avançarem na definição do principal ponto de pauta, o pagamento da atualização do percentual (6,81%) de atualização do Piso Salarial definido em todo o Brasil por meio do Ministério da Educação e Cultura (MEC).

“A data-base da categoria que é o mês de janeiro está sendo descumprida e os professores já se encontram a seis meses sem a atualização dos seus vencimentos. Além disso, a administração não vem cumprindo o Plano de Carreira da categoria referente o pagamento do incentivo” diz a nota.

O Sispumur explica que a situação dos demais servidores está mais complicada. “Estes trabalhadores estão sem reajuste salarial também desde janeiro (8%), com significativas perdas salariais dos últimos anos, sem assistência à saúde, Estatuto e Plano de Carreira defasados e como se não bastasse a falta de respeito aos direitos desta categoria, a administração municipal publicou portaria subtraindo destes o direito ao avanço horizontal de 2%, o qual nunca cumpriram” afirma o sindicato.

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guanambi lamenta a greve dos professores e afirma que está fazendo constantemente propostas e acordos para resolver a situação.”A nossa equipe vai continuar dialogando e levando proposta para a categoria, além disso, o município abriu as contas públicas e todos os dados pedidos pelo sindicato para verificar que no momento não podemos pagar o que eles desejam. Já distribuímos todos os recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação)  para os professores com um acréscimo de verba municipal”, esclarece a assessoria.

Esta postagem foi publicada em 13 de julho de 2018 20:31

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Atrações do São João de Euclides da Cunha 2024 foram divulgadas

As atrações do São João de Euclides de Cunha 2024 foram divulgadas na noite desta…

1 de maio de 2024

Concurso de prefeitura na Bahia encerra inscrições no domingo para 108 vagas

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Barrocas, na Bahia.…

1 de maio de 2024

Festa de Sant’Anna 2024 em Caetité divulgou mais uma atração

Mais uma atração foi confirmada na Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. Trata-se do cantor…

1 de maio de 2024

WhatsApp deixa de funcionar em 35 modelos de aparelhos de várias marcas

A partir desta quarta-feira, 1º de maio, o aplicativo de mensagens WhatsApp deixa de funcionar…

1 de maio de 2024

Governo oferta 900 vagas em cursos de qualificação para trabalhadoras domésticas em Salvador, São Paulo, Recife e outras cidades

Foi lançando nesta terça-feira, 30 de abril, o projeto de qualificação profissional e fortalecimento da…

1 de maio de 2024

Morador registrou Jiboia arco-íris atravessando estrada na Região de Guanambi

Uma Jiboia arco-íris da Caatinga (Epicrates cenchria assisi) foi filmada por um morador do município…

1 de maio de 2024