Joana Martins/ Agência Sertão
Acontecerá em Guanambi a V Cãominhada beneficente. O evento é promovido pela ONG Unianjos e tem como objetivo arrecadar fundos para o projeto. Neste ano, o valor será destinando a construção de um abrigo.
A cãominhada acontecerá no da 18 de agosto, às 15h, o local de encontro é a Av. Beneval Boa Sorte, em seguida, irá percorrer até a praça Henrique Pereira Donato (Praça do Feijão). No final do percurso, estarão disponíveis estandes de apresentação de trabalhos, desfiles de animais fantasiados e distribuição de vermífugos, apenas para cães que apresentarem carteirinha de vacinação.
A Unianjos é uma ONG que funciona em Guanambi desde 2014, sem fins lucrativos. Realiza um trabalho voluntário para o controle populacional e resgate de animais abandonados ou sob condições de riscos e maus tratos na cidade.
Segundo a coordenadora, Thamyllis Moraes, já foram resgatados mais de 5 mil animais, entre eles gatos e cães. “Nesses 4 anos nós resgatamos das ruas de Guanambi cerca de 2 mil animais diretamente, dentre eles, vários acidentados, doentes, filhotes, cadelas e gatas prenhas. Entretanto, intermediamos adoção para mais de 5 mil animais ao todo, pois além dos nossos resgatados, também encaminhamos adotantes a outros animais que viviam nas ruas e eram cuidados pela comunidade, ou que os tutores não queriam mais”, explica Moraes.
Existem dificuldades e algumas limitações presentes na ONG nos quais impossibilitam a expansão. “Uma das maiores dificuldade da ONG é a falta de um local físico, pois ainda não temos um local para acolher os animais e isso nos limita bastante” diz a coordenadora. Pensando nesta dificuldade, recentemente a Unianjos ganhou um terreno na zona rural de Guanambi.
Segundo a organização, estão disponíveis para venda as camisetas da V Cãominhada. No entanto, não é de uso obrigatório. Os interessados podem adquirir através de contato por redes sociais: facebook.com/ongunianjos; instagram: @ongunianjos e site:unianjos.org.br.