Educação

STF nega possibilidade de ensino domiciliar no Brasil

Publicado por
Compartilhado

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) negaram a possibilidade do ensino domiciliar, também conhecido como “homeschooling“, em sessão desta quarta-feira (12) que retomou a discussão do Recurso Extraordinário 888815. O relator da matéria, o ministro Luís Roberto Barroso, foi o único que se posicionou integralmente favorável à modalidade.

O ministro Alexandre de Moraes, iniciou a divergência, seguida pela maioria, ao ressaltar a falta de uma regulação específica. Luiz Fux colocou que frequência escolar não interfere na crença religiosa (uma das alegações dos impetrantes) e, no Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação prevê a função socializadora da escola. “A escola ensina muito mais que o conteúdo, ao forçar o convívio com pessoas diferentes”, falou.

Ricardo Lewandowski entende que o homeschooling priva “os filhos do salutar convívio com seus semelhantes” e “ameaça ao progresso da coletividade e até a liberdade individual”. Gilmar Mendes ressaltou que a educação é obrigação conjunta do Estado e da família, devido à “complexidade e grandeza da tarefa”. Rosa Weber, Marco Aurélio Mello, Dias Toffoli e Carmen Lúcia também negaram o provimento da ação.

Edson Fachin ficou no meio termo: mesmo entendendo que o texto constitucional não proíbe o ensino domiciliar, sustentou que seria necessária uma regulamentação prévia e disse que não cabia ao Judiciário estabelecer os critérios.

Segundo o Jornal À Tarde, o recurso respondeu a ação impetrada pelos pais de uma menina de onze anos que receberam a negativa do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) para que a educassem em casa. O caso, decidido pelo STF, tem repercussão geral.

Esta postagem foi publicada em 13 de setembro de 2018 09:16

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Atrações do São João de Euclides da Cunha 2024 foram divulgadas

As atrações do São João de Euclides de Cunha 2024 foram divulgadas na noite desta…

1 de maio de 2024

Concurso de prefeitura na Bahia encerra inscrições no domingo para 108 vagas

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Barrocas, na Bahia.…

1 de maio de 2024

Festa de Sant’Anna 2024 em Caetité divulgou mais uma atração

Mais uma atração foi confirmada na Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. Trata-se do cantor…

1 de maio de 2024

WhatsApp deixa de funcionar em 35 modelos de aparelhos de várias marcas

A partir desta quarta-feira, 1º de maio, o aplicativo de mensagens WhatsApp deixa de funcionar…

1 de maio de 2024

Governo oferta 900 vagas em cursos de qualificação para trabalhadoras domésticas em Salvador, São Paulo, Recife e outras cidades

Foi lançando nesta terça-feira, 30 de abril, o projeto de qualificação profissional e fortalecimento da…

1 de maio de 2024

Morador registrou Jiboia arco-íris atravessando estrada na Região de Guanambi

Uma Jiboia arco-íris da Caatinga (Epicrates cenchria assisi) foi filmada por um morador do município…

1 de maio de 2024