Da Redação da Agência Sertão
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente publicou na edição de sexta-feira (21), do Diário Oficial do Município, uma portaria com regras para uso do Centro de Comercialização de Animais Almir Francisco de Moraes. O Curral Municipal, como é conhecido o Centro, é de propriedade da prefeitura de Guanambi e sua administração é de responsabilidade da Secretaria.
Segundo a portaria, o local funcionará todos os dias da semana, no horário das 6h às 18h e os animais poderão pernoitar nos currais nos dias que antecedem as feiras de segunda-feira e quinta-feira. A portaria proíbe a entrada de qualquer tipo de veículo com carga viva no pátio do Centro de Comercialização de Animais.
A portaria determina também a obrigatoriedade da apresentação da Guia de Transporte de Animais (GTA), expedida pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), para desembarcarem os animais.
Denúncia de uso irregular do curral
No início da última semana, um pecuarista procurou a secretaria e a imprensa para pedir esclarecimentos e denunciar o mal uso dos currais. O pecuarista afirmou que foi impedido de desembarcar seus animais e denunciou o uso dos espaços para confinamento de animais, prejudicando a função de comercialização. O produtor alegou que não foi recebido pelo secretário Hélio Pereira e que procurou o gabinete do prefeito para registrar a reclamação. No entanto, a secretaria do gabinete marcou a audiência para o fim do mês de outubro.
Para justificar a denúncia de confinamento de animais nos currais, o pecuarista gravou um vídeo onde mostra os currais ocupados, e vários sacos de ração.
Procurado, o secretário de Agricultura Hélio Pereira recebeu a reportagem da Agência Sertão mas não quis gravar entrevista. Ele disse que a portaria visa normatizar o funcionamento do Centro de Comercialização. Sobre as reclamações, ele afirmou que o problema foi causado pelo próprio pecuarista que vinha causando problemas e que já havia sido avisado para não trazer os animais. O secretário disse que enviaria um relatório detalhando o sobre o ocorrido para a reportagem, no entanto, até o momento o documento não foi recebido.