Tiago Marques | Agência Sertão
Já está no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o processo de registro de candidatura do ex-prefeito de Guanambi Charles Fernandes. O candidato a deputado federal nas últimas eleições obteve 74.166 votos e ficou na primeira suplência da coligação Frente do Trabalho por toda a Bahia.
O TSE vai analisar o recurso da Coligação Unidos para mudar a Bahia contra o deferimento da candidatura de Charles no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). O ex-prefeito teve sua candidatura autorizada pelo TRE-BA, no entanto foi julgado inelegível por oito anos uma semana após o registro da candidatura, por ter cometido abuso de poder político nas eleições de 2016, quando trabalhou para eleger seu sucessor Jairo Magalhães.
O recurso contra o registro de candidatura já possui parecer da Procuradoria Eleitoral, representada pelo Ministério Público Eleitoral. O vice-procurador eleitoral Humberto Jacques de Medeiros se manifestou pelo provimento do recurso, com o consequente indeferimento do registro de candidatura de Charles. Caso o TSE acate o recurso e o parecer, os votos do candidato serão anulados e um novo calculo do coeficiente eleitoral será necessário.
O processo que tornou Charles Fernandes inelegível ainda continua no TRE-BA, os recursos já foram interpostos e em breve deve subir para o TSE. O então candidato chegou a conseguir uma Tutela de Urgência suspendendo o efeito da condenação, no entanto, após reavaliar os fatos, o Juiz Diego Castro, a revogou, mantendo os efeitos da inelegibilidade.