26.6 C
Guanambi
19.7 C
Vitória da Conquista
Home Bahia Uesb implanta Doutorado em Linguística

Uesb implanta Doutorado em Linguística

0
Uesb implanta Doutorado em Linguística
Imagem Ilustrativa

A Universidade do Sudoeste da Bahia (Uesb) ampliou seu quadro de cursos de pós-graduação stricto sensu. Em outubro de 2018, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou o curso de Doutorado para o Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin). O edital de seleção de alunos para a primeira turma do programa está previsto para ser publicado até o dia 18 de fevereiro.

A Uesb oferta o Mestrado em Linguística desde 2011, o programa alcançou nota 4 na última avaliação quadrienal de 2017. A proposta do curso de Doutorado, articulada com o curso de Mestrado, linhas de pesquisa, disciplinas e projetos de pesquisa, foi avaliada, aprovada e recomendada pelo Comitê Técnico Científico (CTC) da Capes, que lhe atribuiu a nota 4, em outubro de 2018.

Segundo a professora Maria da Conceição Fonseca-Silva, coordenadora do PPGLin o curso tem a competência de resolver problemas no que tange aos fenômenos de língua(gem), particularmente em uma região que ainda carece de múltiplas intervenções acadêmicas em todas as áreas do conhecimento. “Isto ajudará o fortalecimento da Uesb no seu papel de desenvolvimento da região Sudoeste da Bahia, e na ampliação do intercâmbio e cooperação entre a Universidade e outras instituições de ensino e de pesquisa, em nível nacional e internacional”, pontua a coordenadora.

O PPGLin conta com 16 pesquisadores doutores, com maturidade científica consolidada, e dois, em consolidação, em diferentes áreas da Linguística e suas interfaces (Fonética e Fonologia, Morfologia, Sintaxe, Texto, Semântica, Análise de Discurso, Sociolinguística, Linguística Histórica, Linguística de Corpus, Neurolinguística, Aquisição da Linguagem, Psicolinguística, etc), bem como dos egressos e ingressos que, juntamente aos orientadores, cumpriram e cumprem as exigências acadêmicas para que um programa de pós-graduação possa se consolidar”.

Mais informações sobre o Programa podem ser conferidas no site do PPGLin. Os interessados podem ainda entrar em contato pelo telefone (77) 3425-9390.

Com Informações da Assessoria de Comunicação da Uesb

Confira o áudio desta notícia

Deixe uma resposta