Tiago Marques | Agência Sertão
O prefeito em exercício Hugo Costa (PSD) assinou nesta sexta-feira, um Projeto de Lei prevendo a doação de uma área pública de 4 mil metros quadrados para a construção do Núcleo de Atenção à Saúde e Práticas Profissionalizantes (Naspp) da Faculdades Integradas Padrão de Guanambi (Fip – Guanambi). Após o fim do recesso, a Câmara de Vereadores irá analisar e votar o projeto.
A área pública a ser doada fica na Av. Prisco Viana, em frente ao prédio da Fip – Guanambi, onde funciona desde o ano passado o curso de Medicina da instituição. O Naspp é uma clínica médica onde professores e alunos prestam atendimento médico para a população. Em Montes Claros, onde a matriz da Fip está localizada, o Naspp funciona desde 2010, oferecendo mais de 20 especialidades médicas.
Segundo Gustavo de Castro, assessor de comunicação da Fip, a ideia é que a longo prazo a unidade do Naspp de Guanambi possa oferecer os mesmos atendimentos oferecidos na unidade de Montes Claros. “O Naspp possuiu uma unidade em Montes Claros e agora começa a implantar outra em Guanambi. Isso projeto já existe desde de o início da implantação do curso na cidade. O Naspp funciona como uma Clínica, em Montes Claros são ofertadas 26 especialidades médicas. A ideia é que o equipamento a ser construído em Guanambi tenha o mesmo “, explica.
Gustavo explica que, diferente de um Hospital Universitário, o Naspp não realiza atendimentos complexos como partos e cirurgias de grande porte. “A principal proposta é oferecer o serviço de atenção médica à comunidade e principalmente proporcionar práticas profissionalizantes de medicina”, disse.
Estiveram presentes no ato de assinatura do Projeto de Lei do executivo, vereadores, secretários municipais, a deputada estadual Ivana Bastos, deputado federal eleito Charles Fernandes, e os representantes da instituição de ensino, como a Reitora, professora Fátima Turano, professor Rafael Silva Gontijo – Diretor de expansão, Dr. Élio Soares – Diretor Jurídico, Eliziário Rezende – Diretor Financeiro, e a Professora Vânia Torres – diretora acadêmica.
A Fip – Guanambi começou suas atividades na cidade em agosto de 2018. A instituição foi selecionada em chamada pública do Ministério da Educação para ofertar o curso de Medicina no âmbito do programa Mais Médicos.