Bahia

Charles Fernandes tomou posse do cargo na câmara federal nesta sexta (1)

Publicado por
Compartilhado

A Câmara dos Deputados deu início na manhã desta sexta-feira (1º) a 56ª legislatura da Câmara dos Deputados em sessão no Plenário Ulysses Guimarães. O novo mandato de quatro anos tem o maior percentual de novatos e de mulheres em mais de 30 anos. O número de partidos também é recorde – 30.

Dos 513 deputados que tomaram posse, 244 são estreantes na Câmara, o equivalente a 47,6%. De acordo com cálculos divulgados pela Agência Câmara, o percentual é inferior ao registrado na eleição da Assembleia Constituinte, em 1986. Naquela ocasião, 48,3% dos parlamentares estavam no primeiro mandato.

Depois disso, houve um percentual de 45,7% em 1990 e índices abaixo dos 40% até 2014.

Apesar da renovação, nem todos os parlamentares estreantes na Câmara são novatos na política. Mais da metade (52,7%) já se elegeu para outros cargos – prefeitos, vereadores, deputados estaduais, senadores e governadores, por exemplo. Esse grupo soma 128 deputados.

Um desses parlamentares é o ex-prefeito de Guanambi Charles Fernandes (PSD) que apesar dos inúmeros transtornos, durante o processo eleitoral até a cerimônia de posse, está assumindo uma cadeira na câmara federal.

O ex-prefeito de Guanambi foi candidato a deputado federal pelo PSD em outubro, obtendo 74.166 votos, conquistando a primeira suplência de sua chapa. Com o indeferimento da candidatura do ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), Charles ficou com a vaga.

Charles tem dois recursos contra a expedição do seu diploma – um impetrado pela coligação Unidos para Mudar a Bahia e o outro pela Procuradoria Geral Eleitoral (PGE). A alegação dos recorrentes é de que o parlamentar não pode assumir uma cadeira na Câmara Federal por ter sido considerado inelegível pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), por prática de abuso de poder político cometido nas eleições de 2016.

Como a condenação aconteceu após o julgamento do registro de candidatura, Charles pôde concorrer normalmente ao pleito de 2018.

Além disso, outro episódio poderia deixar o pessedista em uma secretaria, ao invés da Câmara dos Deputados. Charles foi cotado para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur) do segundo governo de Rui Costa (PT).

Antes da posse, no plenário, charles deu entrevista a TV Câmara onde falou sobre a expectativa e expôs o desejo de cumprir os quatro anos de mandato. “É muita honra para o filho de um pedreiro chegar nesse momento. Então é com muita determinação que eu estarei dedicando esse mandato que o povo nos concedeu de deputado federal. Vou procurar honrar os quatro anos aqui nesta casa em defesa da Bahia e em defesa da nossa região”, comemora.

Entrevista de charles Fernandes a TV Câmara

Confira o áudio desta notícia

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 1 de fevereiro de 2019 11:13

Publicado por

Notícias recentes

Estação Meteorológica do Inmet voltou a funcionar em Guanambi após mais de seis meses com problemas

A equipe de manutenção do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) esteve em Guanambi na última…

27 de abril de 2024

Prefeitura na Bahia encerra inscrições para concurso com 73 vagas nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Presidente Tancredo Neves,…

27 de abril de 2024

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio