Bahia

Conselho da Renova aprova venda do Alto Sertão III para AES

Publicado por
Compartilhado

A Renova Energia S/A anunciou na última quinta-feira (21), que seu conselho de administração aprovou uma nova proposta de aquisição feita pela empresa local AES Tiete Energia S/A para o parque eólico Alto Sertao III, localizado nos municípios de Guanambi, Pindaí, Caetité e Igaporã, com potencial para produzir de 400 MW.

Esta é foi a segunda oferta da AES Tietê para a aquisição do ativo. Em janeiro, a Renova rejeitou a primeira proposta, sem dar um motivo para a decisão. O valor de ambas as ofertas permanece não revelado.

A Renova é controlada pela Companhia Energética Minas Gerais SA (Cemig) e pela Light SA. Desde maio de 2018, a empresa busca um novo comprador para o Alto Sertão III, depois do acordo com a Brookfield não prosperar.

Além da venda do Alto Sertão III, o Conselho da Cemig GT aprovou a compra de ações ordinárias e preferenciais da Renova Energia, de propriedade do CG I Fundo de Investimento em Participações, contemplando ações pertencentes ao bloco de controle da Renova.

A empresa passa por dificuldades para pagar os empréstimos que fez para construir os parques eólicos. Com o atraso na entrega do Alto Sertão III, a Renova é obrigada a indenizar a Eletrobras, comprando energia de outra geradora ou pagando multa pelo não cumprimento dos contratos. “Vamos sanear a empresa para que ela volte a participar de forma competitiva de certames de energia renovável e retome a liderança em geração de energia eólica no país”, afirmou na nota o diretor de Gestão de Participações da Cemig, Daniel Faria Costa.

Em junho do ano passado, a empresa retomou timidamente as obras, agora, a expectativa é de que a AES invista na conclusão e na energização do sistema o mais rápido possível, para evitar as multas do contrato. A expectativa é de que a retomada das obras gere novas contratações de técnicos e operários.

A Renova inaugurou o primeiro Complexo Eólico em 2012, o Alto Sertão I. Foram investidos R$ 1,2 bilhões na construção de 14 parques nos municípios de Caetité, Igaporã e Guanambi, com 184 aerogeradores e capacidade de produção de 294,4 megawatts. Este Complexo Eólico hoje pertence à Brookfild.

Em 2014, a empresa concluiu a construção do Alto Sertão II, com capacidade de geração de 386,1 megawatts, a partir de 15 parques eólicos, numa área de 150 quilômetros de extensão, com 230 aerogeradores, e investimento de 1,4 bilhão de reais. Este parque foi vendido para a AES Titê em 2017.

Com a venda do Alto Sertão III, a Renova terá como ativos apenas duas Pequenas Centrais Hidroelétricas (PCH) em Vereda e Medeiros Neto, e uma nos municípios de Itamaraju e Jucuruçu, ambas no Sul Baiano.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 27 de março de 2019 08:33

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo divem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio