Bahia

Construção da Barragem de rejeitos é pauta na câmara de Guanambi novamente

Publicado por
Compartilhado

Geovane Santos | Agência Sertão

Após o rompimento das barragens de Mariana e sobretudo a de Brumadinho, as discussões sobre a temática vem tomando proporções consideráveis em relação aos métodos de segurança utilizados pelas mineradoras. Em Guanambi (BA) a eminente possibilidade da construção de uma barragem de rejeitos na região, pretendida pela Bahia Mineração (Bamin), vem causando insegurança a população.

Na noite desta segunda-feira (22), na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Guanambi houve um pronunciamento, na tribuna livre, para solicitação de audiência pública com a Bamim, visando uma discussão sobre o processo de construção da barragem de rejeitos.

A Bamin propõe construí-la no leito do riacho Pedra de Ferro, localizado na divisa dos municípios de Caetité e Pindaí. O riacho é um dos afluentes do rio Carnaíba de Dentro, um dos principais formadores do lago da barragem de Ceraíma, distrito de Guanambi.

O pronunciamento na Câmara foi realizado pelo cirurgião dentista, Evilásio Bonfim, ao qual promoveu uma divulgação prévia, nas redes sociais, para que a população guanambiense participasse da sessão. Evilásio explica que a ideia surge a partir do fórum de discussão sobre políticas públicas e meio ambiente, realizado pelo Centro Universitário – UniFG, no dia 28 de março.

“No fórum foi discutido a implantação da mina Pedra de Ferro e foi dito que havia aprovado essa barragem, logo acima de Ceraíma. Eu conversei com o pessoal da UniFG, estudei o assunto, e vi que realmente foi aprovada pelo Instituto do Meio ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em 21 de março, a instalação dessa barragem de rejeitos à 14 Km, acima do lago que fornece água para Ceraíma, ou seja, se ela quebrar todo o material descerá para Ceraíma e consequentemente para Guanambi”, alerta Evilásio.

Os argumentos de Evilásio foram com base nas tragédias recentes no Brasil e o rompimento da barragem de Ceraíma em 1960, a época em construção e chamada de barragem do Gentio, além da precariedade da fiscalização dos órgãos responsáveis.

“Eu fico temeroso porque o nosso país não tem fiscalização. Eu pude apurar lendo que para 24 mil barragens nós temos 34 fiscais e os eventos como esse da Vale geram multas irrisórias, os caras não pagam, ou seja é mais barato matar do que prevenir”, critica Evilásio.

Por fim, Evilásio orienta que a melhor forma de reverter essa decisão é a população se mobilizar, pressionando os responsáveis para que uma audiência pública seja realizada. Em suas reivindicações ele propõe que a barragem seja construída em um local que não atinja a cidade em um eventual rompimento, ou uma opção de exploração sem a diluição do material e consequentemente a necessidade de uma barragem de rejeitos.

Na câmara, os vereadores ouviram atentamente as reivindicações de Evilásio e o parabenizou pela iniciativa. Além disso, o presidente da câmara Zaqueu Rodrigues enfatizou que os vereadores também estão preocupados com a construção da barragem e que a vereadora Maria Sivia (Lilia) pediu uma audiência pública e agora esperam a resposta ainda essa semana. Os vereadores que se pronunciaram na sessão manifestaram, de forma unânime, serem contrários a construção da barragem nos moldes atuais.

A barragem de rejeitos que a Bamin pretende construir terá 180 milhões de metros cúbicos e será instalada em um vale, ao lado da Usina de Beneficiamento, para conter os rejeitos da operação. A empresa informou a Agência Sertão, em março deste ano, que o local foi cuidadosamente escolhido por ser mais adequado, seguro e ideal para a Instalação.

Segundo reportagem publicada pelo jornal Correio 24 horas, a Bamin alterou o método que será utilizado para a construção da barragem com a finalidade de garantir mais segurança ao armazenamento de rejeitos sólidos que serão produzidos pela mina para o  processamento do minério. O barramento será construído por meio do alteamento a jusante, segundo solicitação da gestão estadual.

O projeto original previa a execução do barramento a montante, uma técnica menos onerosa e menos segura. Após pressão de órgãos governamentais, foi escolhido o método a jusante, que em tese é mais seguro e com maior controle operacional.

Pronunciamento na câmara de Guanambi solicita audiência pública com a Bamin
Pronunciamento na câmara de Guanambi solicita audiência pública com a Bamin
Pronunciamento na câmara de Guanambi solicita audiência pública com a Bamin
Pronunciamento na câmara de Guanambi solicita audiência pública com a Bamin
Anúncio

Esta postagem foi publicada em 23 de abril de 2019 16:22

Publicado por

Notícias recentes

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024

Estação Meteorológica do Inmet voltou a funcionar em Guanambi após mais de seis meses com problemas

A equipe de manutenção do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) esteve em Guanambi na última…

27 de abril de 2024

Prefeitura na Bahia encerra inscrições para concurso com 73 vagas nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Presidente Tancredo Neves,…

27 de abril de 2024

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio