Os 417 municípios da Bahia têm até o dia 20 de maio para manifestar interesse e indicar o quantitativo de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que farão o segundo módulo do curso de profissionalização. Promovido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio da Escola de Saúde Pública da Bahia – Professor Jorge Novis (ESPBA), o curso tem duração de 520 horas, tem mais de 25 mil vagas e contempla aulas presenciais e online.
De acordo com o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, os gestores municipais interessados devem acessar o link e, posteriormente, enviar uma Declaração de Interesse e Compromisso para o email sesab.efts@saude.ba.gov.br. “A expectativa é capacitar 25 mil agentes comunitários de saúde. Para isso, vamos investir mais de R$ 2 milhões”, afirmou o secretário.
Este módulo terá como enfoque a Vigilância em Saúde. Serão quatro abordagens: conhecendo a vigilância; desenvolvendo ações de vigilância epidemiológica; desenvolvendo ações de vigilância sanitária e saúde do trabalhador; e desenvolvendo ações de vigilância em saúde ambiental. Como resultado, o curso visa qualificar a Atenção Básica em diversos aspectos, a exemplo da melhoria do cuidado, proteção e promoção da saúde da população no território de cada ACS.
“Temos fortalecido a educação permanente dos profissionais de saúde, sobretudo, de nível médio e técnico. Para ser diplomado, o ACS deve cumprir uma jornada de 1.200 horas, dividida em três módulos”, ressaltou Vilas-Boas.
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado (Sesab)