Bahia

Enfermeiros e técnicos fazem protesto reivindicando melhorias no Hospital Regional de Guanambi

Publicado por
Compartilhado

O Hospital Regional de Guanambi (HRG) vem passando por uma crise administrativa nos últimos meses. Várias mudanças de cargos importantes e reivindicações em relação a gestão da unidade, além da falta de investimentos por parte do governo do estado, têm desencadeado manifestações.

Na manhã desta segunda-feira (20), mais um episódio reacendeu as discussões. Técnicos de Enfermagem, Enfermeiros e Auxiliares de Enfermagem, que prestam serviço no HRG, realizaram um ato em protesto às más condições de trabalho. A manifestação ocorreu em frente a unidade de saúde.

No domingo (19), os organizadores emitiram uma nota convocando toda a categoria para participar do movimento. Segundo a nota, maio é um mês especial para a luta da Enfermagem, devido as comemorações do Dia Mundial do Enfermeiro (12/05) e do Dia Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (20/05).

Ainda de acordo com a nota, nos últimos tempos, os profissionais da área vivenciam a super lotação do HRG, onde se observa mais de 40 pacientes em macas pelos corredores, sujeitando a todos os profissionais e pacientes, situações de vulnerabilidade e insegurança. Além disso, a categoria também exige valorização da profissão e a reposição salarial que não é aplicada há mais de 4 anos.

No dia 26 de abril Maria das Graças Costa Cotrim foi exonerada do cargo de Diretor do HRG e Paula Luísa Lima Melo assumiu o cargo. Já no dia 1º de maio, após visita do secretário de saúde do estado Fábio Vilas-Boas, o coordenador administrativo do HRG Dorisvaldo Lobo pediu demissão sob alegação de que o secretário havia qualificado a gestão do hospital de medíocre. Lobo foi exonerado no dia 4 de maio.

A polêmica mais recente, relacionada a unidade, envolveu o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Sertão (Cis-Alto Sertão). Dorival Barbosa, que é prefeito de Urandi, disse em um áudio divulgado no aplicativo WhatsApp que a crise no Hospital Regional é fruto de interferência política.

Confira o áudio desta notícia

Veja a íntegra da nota do protesto desta segunda:

Nota de esclarecimento e Convocação

Maio é um mês especial para a luta da Enfermagem. Estes profissionais são homenageados em dois momentos específicos: no Dia Mundial do Enfermeiro (12/05) e no Dia Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (20/05). São datas que possibilitam a ampliação do diálogo com a sociedade sobre os desafios que estes trabalhadores enfrentam no seu cotidiano e as reais condições da saúde pública e privada. Neste período são realizadas as “Semanas de Enfermagem” em todo o País. Um momento oportuno para a organização destes trabalhadores que, segundo estudos, são quase 200 milhões no mundo, englobando enfermeiros, técnicos e auxiliares.

A enfermagem é uma atividade vital para a saúde da população e tem um papel importante na expansão e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) como um sistema público e universal. Isso faz com que estejam expostos a riscos pertinentes ao cotidiano de seus trabalhos. Por estar na linha de frente no atendimento da população, é uma categoria que sofre com situações de violência no trabalho. Nos últimos tempos vivenciamos a super lotação do Hospital Regional de Guanambi onde se observa mais de 40 pacientes em macas pelos corredores, sujeitando a todos os profissionais e pacientes situações de vulnerabilidade e insegurança.

Por esta vivenciando está triste realidade convocamos aos Técnicos de Enfermagem, Enfermeiros e Auxiliares de Enfermagem para se juntarem a nos nessa batalha pela valorização da nossa profissão e a reposição salarial que não é aplicada a mais de 4 anos, ato que será realizado nesta segunda feira dia 20 a partir das 08h no Hospital Regional de Guanamabi.

Essa luta é de todos nós. Viva a enfermagem unida!

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 20 de maio de 2019 13:41

Publicado por

Notícias recentes

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024

Estação Meteorológica do Inmet voltou a funcionar em Guanambi após mais de seis meses com problemas

A equipe de manutenção do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) esteve em Guanambi na última…

27 de abril de 2024

Prefeitura na Bahia encerra inscrições para concurso com 73 vagas nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Presidente Tancredo Neves,…

27 de abril de 2024

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio