26.5 C
Guanambi
19.9 C
Vitória da Conquista

PF faz operação contra tráfico de animais silvestres

Mais Lidas

A Polícia Federal (PF) cumpre hoje 14 mandados de prisão e 16 de busca e apreensão como parte da Operação Urutau, contra o tráfico de animais silvestres. A ação é feita em conjunto com o Ministério Público Federal, com a Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Rio de Janeiro - Papagaio encontrado em cativeiro (Divulgação/Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente da Polícia Civil do Rio de Janeiro)
Papagaio encontrado em cativeiro no Rio de Janeiro – Divulgação/Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente da Polícia Civil do Rio de Janeiro

Segundo a PF, o grupo criminoso comercializava ilegalmente espécies em risco de extinção, como o Macaco-prego, Arajuba, Arara-canindé, Arara-vermelha, Tucano-toco e Papagaio-verdadeiro. Os animais eram caçados na natureza e depois mantidos em cativeiro.

De acordo com a polícia, os cativeiros e o transporte dos animais tinham péssimas condições de higiene. Além havia o risco de transmissão de doenças vindas com os espécimes silvestres.

Os animais eram vendidos através de páginas na internet e redes sociais nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Minais Gerais e Pará. As investigações apontam ainda que em alguns casos eram falsificadas notas fiscais das vendas.

Fonte: Daniel Mello – Repórter da Agência Brasil

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas