31.4 C
Guanambi
27.9 C
Vitória da Conquista

Heroínas do 2 de Julho foram homenageadas e representadas no desfile em Caetité

Mais Lidas

A tradição do 2 de Julho em Caetité levou mais uma vez milhares de pessoas às ruas da cidade. O desfile cívico deste ano teve como tema “Liberdade para Autonomia, Criticidade e Transformação”.

Maria Quitéria, Joana Angélica e Maria Felipa receberam a maior parte das referências das alas do desfile. Elas foram protagonistas e heroínas da Independência da Bahia, revolta popular que culminou na separação definitiva do Brasil do domínio de Portugal pelas tropas do Exército e da Marinha Brasileira, em 1823.

Outras mulheres que foram marcantes na história regional e nacional, também receberam as homenageadas durante o desfile. Destaque também para as mulheres que participaram do desfile, tocando instrumentos, interpretando personagens marcantes, ou montando na cavalgada.

[fbvideo link=”https://www.facebook.com/AgenciaSertaoBR/videos/2538284032858810/” width=”700″ height=”500″ onlyvideo=”1″]

As forças de segurança compuseram às primeiras alas do desfile. Polícia Militar, Marinha e Exército estiveram presentes nas ruas e avenidas de Caetité. O grupamento de Bombeiros Civis de Guanambi também desfilou.

Fanfarras, filarmônicas e bandas marciais de Caetité, Lagoa Real e Rio do Antônio deram o tom da marcha durante toda o desfile. As escolas municipais e estaduais homenagearam as figuras históricas da cidade, do Estado e do País. Os estudantes trouxeram referências ao tema central do evento, com alas dedicadas a referenciar a educação como chave de transformação social.

O desfile ainda teve a participação de alas da Maçonaria, comunidades quilombolas, grupos de percussão e grupos de montaria, que vieram de várias partes do município e de outras cidades para o fechamento do desfile.

A tradicional comemoração do Dois de Julho começou na quinta-feira (27), com as atividades do projeto Rota da Independência. Também aconteceram atividades no Museu do Alto Sertão e show com a banda Arreio de Ouro na Praça da Catedral.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas