Bahia

População reclama de infestação de moscas em Guanambi

Publicado por
Compartilhado

Moradores de Guanambi estão reclamando da grande quantidade de moscas que têm aparecido em suas residências. Também é frequente avistar esse tipo de inseto em restaurantes, lanchonetes e outros ambientes onde se manipula alimentos.

As mais comuns a serem encontradas nos ambientes urbanos são – a Mosca doméstica (Musca domestica) e Mosca varejeira (Dermatobia hominis). Segundo o biólogo e mestre em ecologia e conservação, Alcéster Diego, o aumento das moscas pode ser causado pelo acumulo de lixo na cidade e principalmente nas residências. “A proliferação vem da reprodução e a reprodução acontece em materiais em estado de putrefação. O lixo e carnes possuem esse ambiente adequado porque tem o substrato ideal para a procriação dessas especies”, explica Diego.

Muitos se preocupam com a saúde, como é o caso de Jandira Bonfim. “São muitas moscas na cozinha que ficam pousando em todos os alimentos e causando a preocupação de contaminar os alimentos que depois iremos comer” afirma a dona de casa.

De acordo com o biólogo, esse inseto não transmite doença diretamente para o homem, mas pode ser vetores de microrganismos – “Devido ao seu hábito de colocar os ovos em locais sujos e depois pousar em alimentos que são deixados expostos, elas contaminam os alimentos que nós humanos consumimos”.

Moscas se acumulam em residências e comércios – Foto: Leitor Agência Sertão

Em 2017, em uma pesquisa feita pela Universidade Estadual da Pensilvânia (PennState University), nos Estados Unidos, comprovou que várias doenças podem ser relacionadas indiretamente com as moscas, entre elas estão a conjuntivite, febre tifoide, tuberculose, diarreia, entre outras.

Embora algumas sejam provocadas por vírus, a pesquisa ressaltou que a mosca pode se contaminar e transmitir para o homem. “Os micróbios se concentram nas pernas e nas asas dos insetos e se espalham pelo ambiente, por exemplo, cada vez que a mosca pousa sobre a comida”, justifica a pesquisa.

De acordo com o biólogo é importante descartar o lixo corretamente e dobrar a atenção com os alimentos exposto. “Cuidar melhor do lixo e não deixa-lo acumular é necessário”. Além disso, na internet é possível encontrar várias dicas de truques caseiros para amenizar o incomodo. Entre as dicas estão –  ter plantas como lavandas, eucaliptos, flores de louro e cravo. Uma outra sugestão é usar cravo da Índia espetados em uma maçã que segundo os internautas, afasta as moscas do ambiente.

A mosca varejeira também é responsável pela infecção parasitária causada de larvas que invadem o tecido cutâneo ou os orifícios naturais (olhos, nariz, ouvidos, vagina etc.). Essa infestação é conhecida como berne ou bicheira.

Esta postagem foi publicada em 9 de julho de 2019 10:55

Publicado por

Notícias recentes

Uninassau divulgou novas vagas de emprego em Barreiras, Salvador, Vitória da Conquista e outras cidades

O Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), instituição privada de ensino superior com presença em…

4 de maio de 2024

Atrações do São Pedro de Ipiaú 2024 foram divulgadas

Nesta sexta-feira, 3 de maio, foram divulgadas as atrações do São Pedro de Ipiaú 2024.…

4 de maio de 2024

Chuvas acima de média e calor marcaram o mês de abril em regiões do Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, nesta sexta-feira (3), um levantamento dos principais fenômenos…

4 de maio de 2024

Inscrições do concurso do CRN da 11º Região foram prorrogadas

O Conselho Regional de Nutricionistas da 11ª região (CRN11) prorrogou o prazo de inscrições de…

4 de maio de 2024

Mais uma Câmara Municipal abriu concurso público na Bahia com vagas de níveis fundamental e médio

A Câmara Municipal de Ribeira do Pombal, município localizado na Região de Paulo Afonso, no…

4 de maio de 2024

Vitória da Conquista deve registrar garoa e ventos intensos a partir do fim de semana

A previsão do tempo está indicando alta probabilidade de voltar a garoar em Vitória da…

4 de maio de 2024