21.2 C
Guanambi
18.2 C
Vitória da Conquista

População reclama de infestação de moscas em Guanambi

Mais Lidas

Moradores de Guanambi estão reclamando da grande quantidade de moscas que têm aparecido em suas residências. Também é frequente avistar esse tipo de inseto em restaurantes, lanchonetes e outros ambientes onde se manipula alimentos.

As mais comuns a serem encontradas nos ambientes urbanos são – a Mosca doméstica (Musca domestica) e Mosca varejeira (Dermatobia hominis). Segundo o biólogo e mestre em ecologia e conservação, Alcéster Diego, o aumento das moscas pode ser causado pelo acumulo de lixo na cidade e principalmente nas residências. “A proliferação vem da reprodução e a reprodução acontece em materiais em estado de putrefação. O lixo e carnes possuem esse ambiente adequado porque tem o substrato ideal para a procriação dessas especies”, explica Diego.

Muitos se preocupam com a saúde, como é o caso de Jandira Bonfim. “São muitas moscas na cozinha que ficam pousando em todos os alimentos e causando a preocupação de contaminar os alimentos que depois iremos comer” afirma a dona de casa.

De acordo com o biólogo, esse inseto não transmite doença diretamente para o homem, mas pode ser vetores de microrganismos – “Devido ao seu hábito de colocar os ovos em locais sujos e depois pousar em alimentos que são deixados expostos, elas contaminam os alimentos que nós humanos consumimos”.

Moscas se acumulam em residências e comércios – Foto: Leitor Agência Sertão

Em 2017, em uma pesquisa feita pela Universidade Estadual da Pensilvânia (PennState University), nos Estados Unidos, comprovou que várias doenças podem ser relacionadas indiretamente com as moscas, entre elas estão a conjuntivite, febre tifoide, tuberculose, diarreia, entre outras.

Embora algumas sejam provocadas por vírus, a pesquisa ressaltou que a mosca pode se contaminar e transmitir para o homem. “Os micróbios se concentram nas pernas e nas asas dos insetos e se espalham pelo ambiente, por exemplo, cada vez que a mosca pousa sobre a comida”, justifica a pesquisa.

De acordo com o biólogo é importante descartar o lixo corretamente e dobrar a atenção com os alimentos exposto. “Cuidar melhor do lixo e não deixa-lo acumular é necessário”. Além disso, na internet é possível encontrar várias dicas de truques caseiros para amenizar o incomodo. Entre as dicas estão –  ter plantas como lavandas, eucaliptos, flores de louro e cravo. Uma outra sugestão é usar cravo da Índia espetados em uma maçã que segundo os internautas, afasta as moscas do ambiente.

A mosca varejeira também é responsável pela infecção parasitária causada de larvas que invadem o tecido cutâneo ou os orifícios naturais (olhos, nariz, ouvidos, vagina etc.). Essa infestação é conhecida como berne ou bicheira.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas