Reprodução

Morreu, nesta quarta-feira (10), aos 85 anos, o sociólogo e fundador do Partido dos Trabalhadores (PT), Chico de Oliveira.

Ao site Diário de Pernambuco, familiares informaram que ele esteva internado em São Paulo, onde residia, para tratar uma pneumonia e recuperava-se em casa. Nas redes sociais, amigos e autoridades lamentaram a morte do sociólogo.

Chico de Oliveira era graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco, ele pertenceu aos quadros técnicos do Banco do Nordeste e da Sudene, onde atuou com Celso Furtado.

Intelectual identificado com o marxismo,  Chico de Oliveira produziu extensa obra de cunho político e social. Foi também um ativista político com atuação no PT e PSOL.

Em 2004, recebeu o prêmio Jabuti na categoria Ciências Humanas pelo livro Crítica à razão dualista/O ornitorrinco, publicado pela editora Boitempo. Em 2013, foi o homenageado do IV Curso Livre Marx-Engels, organizado pela editora Boitempo e pelo Sesc.

Se você gosta do conteúdo da Agência Sertão, colabore para o aprimoramento do nosso Jornalismo a partir de R$ 10 por mês e seja um assinante - Saiba como!

 

Responder

Por favor, escreva seu comentário
Digite seu nome aqui