back to top

Justiça Federal e UniFG firmam acordo para implantação de posto do Juizado Especial em Guanambi

Foi firmado um convênio entre o Centro Universitário UniFG e a Justiça Federal de 1º Grau na Bahia, com o objetivo de promover uma cooperação técnica e científica entre a Justiça  Federal de 1º Grau, Subseção Judiciária de Guanambi e UniFG.

A informação foi divulgada no inicio do mês, no Diário Oficial da União, com vistas à instalação do Posto Avançado de Atendimento do Juizado Especial Federal na Avenida Barão do Rio Branco, nº. 459, Centro, Guanambi/BA.

O acordo prevê duração miníma de cinco anos, com vigência a partir do primeiro semestre de 2019 a 2024. Os termos foram assinados pelo Dr. Dirley da Cunha Júnior, Juiz Federal Diretor do Forúm da Justiça Federal de 1º Grau na Bahia, e o reitor da UniFG, Georgheton Melo Nogueira.

O Juizado Especial Federal (JEF) é o órgão competente para processar, julgar e conciliar, causas de competência da Justiça Federal até o valor de 60 salários mínimos, e também para executar suas sentenças. Em matéria criminal, são julgadas ações que tratam de crimes de pequeno potencial ofensivo, com pena máxima de até 2 anos.

A sua principal finalidade é possibilitar maior facilidade de acesso ao Poder Judiciário. Nele serão executados o atendimento das partes, advogados, ajuizamento de ações de competência do JEF e a realização de audiências.

O Posto Avançado do JEF é uma decorrência das experiências realizadas com os juizados itinerantes, mas de caráter permanente, sendo assim mais amplo em suas diretrizes.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile