Anúncio
Bahia

Sarampo: 18 Unidades de Saúde de Guanambi estão disponibilizando doses da vacina

Publicado por
Geovane Santos
Compartilhado
Anúncio

Geovane Santos | Agência Sertão

A Prefeitura de Guanambi por meio da Secretaria Municipal da Saúde está realizando a partir desta quinta-feira (22) uma intensificação da Vacinação contra o Sarampo. A pedido do Ministério da Saúde, todas as crianças entre 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas em todo o país.

Anúncio

Segundo a coordenadora de imunização de Guanambi, Andreíza Vigatto, 18 unidades de saúde do município estão disponibilizando doses da vacina, sendo elas – 1º Centro de Saúde e Polimeg e os Programas de Saúde da Família (PSFs) dos bairros – São Francisco, Beija Flor, Alto Caiçara, Brasília, Santo Antônio, Vila Nova, Vomitamel, Novo Horizonte, Monte Pascoal, Lagoinha, Alvorada, Ipiranga e Paraíso, além dos distritos de Ceraíma, Mutans e Morrinhos.

A coordenadora informou ainda, que a vacina está disponível para a população de seis meses até 49 anos de idade, em Guanambi. No entanto, a vacinação é seletiva, ou seja, quem já tem o esquema completo não precisa vacinar. O esquema é – pessoas de até 29 anos de idade precisam tomar duas doses da vacina e a partir de 30 a 49 anos, dose única.

Apesar da disponibilidade da vacina para esses públicos, a prioridade é para a faixa etária que não recebe a dose de rotina, como explica Vigatto. “A prioridade nesse momento são as crianças, de seis meses até menores de 1 ano. Essa faixa etária não faz parte do calendário de vacinação. A idade para tomar a vacina contra o Sarampo é a partir de 1 ano de idade, tanto é que essa dose que as crianças vão receber ela não vale para rotina, por isso é chamada “Dose Zero”. Quando a criança completar 1 ano de idade deve tomar a vacina normalmente”.

A perspectiva da Coordenação de Imunização de Guanambi é vacinar em torno de 560 crianças, dessa faixa etária no município. Para isso, além das doses estocadas para a rotina de vacinação, a coordenação recebeu nesta quarta-feira (21) mais 1.000 doses da vacina. Segundo a coordenadora, o município dispõe de vacina suficiente para atender a demanda de todos os públicos que necessite da imunização.

Segundo o Ministério da Saúde, a chamada “dose zero” não substitui e não será considerada válida para fins do calendário nacional de vacinação da criança. Assim, além dessa dose que está sendo aplicada agora, os pais e responsáveis devem levar os filhos para tomar a vacina tríplice viral (D1) aos 12 meses de idade (1ª dose); e aos 15 meses (2ª dose) para tomar a vacina tetra viral ou a tríplice viral + varicela, respeitando-se o intervalo de 30 dias entre as doses. A vacinação de rotina das crianças deve ser mantida independentemente de a criança ter tomada a “dose zero” da vacina.

Na rotina do Sistema Único de Saúde (SUS) a tríplice viral está disponível em todos os mais de 36 mil postos de vacinação em todo o Brasil. A vacina previne também contra rubéola e caxumba.

Anúncio

Neste ano, o Ministério, já enviou para os estados 10,5 milhões de doses da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola. Esse quantitativo é para atender a vacinação de rotina, conforme previsto no Calendário Nacional de Vacinação, em todos os estados do país, bloqueio vacinal e para intensificar a vacinação de crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias de idade. Desse total de vacinas, 71% foi enviado para o estado de São Paulo, que concentra 99% dos casos de sarampo no país. A vacina é a principal forma de tratamento do sarampo.

Segundo o Ministério da Saúde, essa intensificação da vacinação contra o Sarampo é preventiva e deve alcançar 1,4 milhão de crianças, em todo o país, que não receberam a dose extra, chamada de dose zero, além das previstas no Calendário Nacional de Vacinação, aos 12 e 15 meses.

A previsão da pasta é enviar 1,6 milhão de doses a mais para os estados. O objetivo é intensificar a vacinação desse público-alvo, que é mais suscetível a casos graves e óbitos. A medida é em resposta ao aumento de casos da doença.

De acordo com o ministério, o país registrou nos últimos 90 dias, entre 19 de maio a 10 de agosto deste ano, 1.680 casos confirmados de sarampo, em 11 estados – São Paulo (1.662), Rio de Janeiro (6), Pernambuco (4), Bahia (1), Paraná (1), Goiás (1), Maranhão (1), Rio Grande do Norte (1), Espírito Santo (1), Sergipe (1) e Piauí (1). O coeficiente de incidência da doença foi de 0,80 por 100.000 habitantes.

Além de vacinar as crianças na faixa etária prioritária, o ministério, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde, também orienta estados e municípios a realizarem o bloqueio vacinal. Ou seja, em situação de surto ativo do sarampo, quando identificado um caso da doença em alguma localidade, é preciso vacinar todas as pessoas que tiveram ou tem contato com aquele caso suspeito em até 72 horas.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 22 de agosto de 2019 11:29

Geovane Santos

Anúncio
Publicado por
Geovane Santos

Notícias recentes

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024

Revenda BYD na Bahia abriu várias vagas de emprego

A BYD Mandarim, primeira revenda da montadora chinesa na Bahia, pertencente ao Grupo Indiana, abriu…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio