Bahia

IF Baiano vai voltar a aplicar prova para selecionar alunos

Publicado por
Compartilhado

O processo seletivo para ingresso de estudantes em cursos técnicos de nível médio do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) em 2020 terá como método de classificação o exame de conhecimentos. A informação foi publicada no site da instituição após confirmação do Núcleo de Ingresso da instituição.

“A mudança do processo seletivo veio porque identificamos uma carga burocrática muito alta para os nossos candidatos. Isso era um motivo de reclamação deles. E o IF Baiano gostaria de tornar o processo um pouco menos burocrático e mais inclusivo. Então, foi feita uma consulta à comunidade, que decidiu por exame de conhecimentos como uma forma de avaliação”, esclarece Eduardo Perovano, chefe do Núcleo de Ingresso.

Anúncio

Nos processos seletivos dos últimos três anos, o IF Baiano adotava a análise de histórico escolar como critério de classificação dos candidatos.

A previsão é de que o edital, contendo todas as informações sobre o processo seletivo, seja publicado no início de setembro e mais de 3 mil vagas em cursos técnicos, nas formas integrada e subsequente ao ensino médio, sejam ofertadas em todos os campi do IF Baiano.

As inscrições serão via internet e estão com abertura prevista para a segunda quinzena de setembro. No momento do cadastro, o candidato terá a possibilidade de se inscrever em duas opções de curso. “Uma outra facilidade também é que ele vai poder fazer o exame em qualquer um dos quatorze campi do Instituto”, acrescenta Perovano.

O IF Baiano possui unidades em Alagoinhas; Bom Jesus da Lapa; Catu; Governador Mangabeira; Guanambi; Itapetinga; Santa Inês; Senhor do Bonfim; Serrinha; Teixeira de Freitas; Uruçuca; Valença; Itaberaba; Xique-Xique

Isenção da taxa de inscrição

Candidatos com cadastro no CadÚnico devem ficar atentos ao prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição. Durante o período estipulado em edital, eles poderão pedir a dispensa do pagamento da taxa, fornecendo o Número de Identificação Social (NIS).

Exame de conhecimentos

O exame de conhecimentos do Processo Seletivo 2020 do IF Baiano será composto por questões objetivas relacionadas às áreas língua portuguesa, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. “Estamos tomando cuidado para que a prova não tenha um aspecto conteudista, mas que valorize as habilidades e as competências do candidato na hora da classificação dele”, destaca Perovano.

Via Coordenação de Comunicação Social

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 30 de agosto de 2019 12:06

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Prefeitura na Bahia encerra inscrições para concurso com 73 cagas nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Presidente Tancredo Neves,…

27 de abril de 2024

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio