30.6 C
Guanambi
23.8 C
Vitória da Conquista

IF Baiano vai voltar a aplicar prova para selecionar alunos

Mais Lidas

O processo seletivo para ingresso de estudantes em cursos técnicos de nível médio do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) em 2020 terá como método de classificação o exame de conhecimentos. A informação foi publicada no site da instituição após confirmação do Núcleo de Ingresso da instituição.

“A mudança do processo seletivo veio porque identificamos uma carga burocrática muito alta para os nossos candidatos. Isso era um motivo de reclamação deles. E o IF Baiano gostaria de tornar o processo um pouco menos burocrático e mais inclusivo. Então, foi feita uma consulta à comunidade, que decidiu por exame de conhecimentos como uma forma de avaliação”, esclarece Eduardo Perovano, chefe do Núcleo de Ingresso.

Nos processos seletivos dos últimos três anos, o IF Baiano adotava a análise de histórico escolar como critério de classificação dos candidatos.

A previsão é de que o edital, contendo todas as informações sobre o processo seletivo, seja publicado no início de setembro e mais de 3 mil vagas em cursos técnicos, nas formas integrada e subsequente ao ensino médio, sejam ofertadas em todos os campi do IF Baiano.

As inscrições serão via internet e estão com abertura prevista para a segunda quinzena de setembro. No momento do cadastro, o candidato terá a possibilidade de se inscrever em duas opções de curso. “Uma outra facilidade também é que ele vai poder fazer o exame em qualquer um dos quatorze campi do Instituto”, acrescenta Perovano.

O IF Baiano possui unidades em Alagoinhas; Bom Jesus da Lapa; Catu; Governador Mangabeira; Guanambi; Itapetinga; Santa Inês; Senhor do Bonfim; Serrinha; Teixeira de Freitas; Uruçuca; Valença; Itaberaba; Xique-Xique

Isenção da taxa de inscrição

Candidatos com cadastro no CadÚnico devem ficar atentos ao prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição. Durante o período estipulado em edital, eles poderão pedir a dispensa do pagamento da taxa, fornecendo o Número de Identificação Social (NIS).

Exame de conhecimentos

O exame de conhecimentos do Processo Seletivo 2020 do IF Baiano será composto por questões objetivas relacionadas às áreas língua portuguesa, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. “Estamos tomando cuidado para que a prova não tenha um aspecto conteudista, mas que valorize as habilidades e as competências do candidato na hora da classificação dele”, destaca Perovano.

Via Coordenação de Comunicação Social

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas