26.4 C
Guanambi
19.7 C
Vitória da Conquista

Audiência pública sobre Irrigação do Vale do Iuiú acontece nesta terça em Brasília

Mais Lidas

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra), promoverá nesta terça-feira (10), às 14 horas, uma audiência pública para discutir a Irrigação do Vale do Iuiú. A programação ocorrerá no plenário da Câmara dos Deputados em Brasília.

A Audiência Pública contará com a presença de prefeitos, secretários de agricultura e presidentes das Câmaras de Vereadores das cidades envolvidas no projeto. A decisão pela realização da audiência foi tomada durante a Comissão de Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados, em maio, após o Deputado Federal Charles Fernandes solicitar.

Para defender o pedido à época, o deputado ressaltou o histórico da região e a importância do projeto para modificar o perfil sócio econômico da localidade. Com isso, a audiência foi aprovada por unanimidade.

O projeto de Irrigação do Vale do Iuiú é um sonho antigo de proprietários de terras na região. Caso seja concretizado, proporcionará geração de emprego e renda com impacto direto na economia do estado.

Em julho deste ano, a Cindra havia agendado uma audiência pública, no entanto foi cancelada no mesmo dia em que seria realizada. Os motivos não foram divulgados.

Na mesma semana, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), informou, por meio de sua assessoria, que os estudos de viabilidade técnica para implantação do projeto de irrigação do Vale do Iuiú estavam concluídos.

A expectativa é de que o projeto, quando estiver em operação, gere 12 mil empregos diretos. Segundo a empresa, cerca de R$ 6 milhões foram investidos pela Companhia neste estudo, cuja área total é 41,5 mil ha, sendo 25,5 ha de área irrigável de alta fertilidade.

Os recursos para a elaboração do projeto básico e estudos ambientais da Etapa 01 do projeto já foram empenhados. O investimento é da ordem de R$ 5 milhões. Estão previstos cerca de 1.859 lotes agrícolas para irrigação, em três etapas, sendo 1.231 para pequenos produtores (6 ha), 628 para empresários (20 a 50 ha) e 160 dos assentamentos do Incra (20 ha).

Potencial agrícola e benefícios sociais

Os estudos apontam que a área do Vale do Iuiú tem grande potencial devido à qualidade do solo, clima favorável, captação de água do rio São Francisco e topografia plana, além da malha rodoviária para o escoamento da produção. A potencialidade agrícola aponta para culturas tradicionais, como o feijão, e olerícolas (cebola, cenoura, melão, melancia, pimentão e tomate). Além de frutícolas semi-perenes, como abacaxi, banana, mamão e maracujá, e perenes, como é o caso da goiaba, limão e manga.

“Com base no incremento da produção e comercialização agrícola irrigada, estima-se, em um primeiro momento, crescimento na participação do setor primário nas economias municipais e regional. Com o tempo, haverá tendência de aumento nos setores secundário e terciário, resultando em aumento substancial nas condições de vida locais e regional”, afirma Emílio Santos.

Em termos de benefícios sociais, vislumbram-se aumento da qualidade de vida, com elevação do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano); melhoria nas áreas de saneamento, educação e saúde, por meio do incremento de renda oriundo da produção e comercialização agrícola irrigada e implantação e ampliação dos núcleos de serviço para o Projeto Iuiú, os quais contarão com equipamentos urbanos básicos. Também as condições da malha viária e do abastecimento de energia serão melhoradas, com vistas a garantir acesso às áreas de produção, para escoamento desta produção.

Mais sobre o projeto

O projeto de irrigação Iuiú está situado no sudoeste do estado da Bahia, na região do Médio São Francisco, próximo à confluência do rio Verde Grande – que serve de divisa entre Minas Gerais e Bahia. O local, que fica na área de abrangência da 2ª Superintendência Regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, abrange terras dos municípios de Iuiú e Malhada, além de uma pequena parcela em Sebastião Laranjeiras.

O acesso à área é realizado por estradas secundárias, a partir das cidades de Iuiú e Malhada, as quais estão ligadas à rodovia federal BR-030. Por via aérea, o acesso pode ser feito até as cidades baianas de Bom Jesus da Lapa ou Guanambi, que ficam a uma distância de 140 Km pela BA-160 e 111 quilômetros pela BR-030, respectivamente.

Em janeiro deste ano, um grupo de investidores composto por um brasileiro, quatro noruegueses e um franco-suíço, esteve visitando a área de terras agricultáveis no município de Iuiú. O objetivo da visita foi avaliar o potencial da região para receber investimentos na área de irrigação. O grupo investe em projetos de agricultura em vários países do mundo. No entanto, até o momento o grupo não se pronunciou sobre os resultados da visita.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas