19.8 C
Guanambi
18.2 C
Vitória da Conquista

Após se destacarem na Febic, caetiteenses vão se apresentar em Feira Internacional de Tecnologia

Mais Lidas

Alunos do 9º ano do Colégio Municipal Zelinda Carvalho Teixeira, em Caetité, supervisionados pelo professor Emílio Aurélio, desenvolveram um robô com o intuito de estimular o hábito à leitura. O projeto vem sendo desenvolvido há mais de quatro meses e atrai a atenção dos espectadores por meio de contos históricos.

Batizado de Robô Leitor, o projeto foi apresentado na Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic), entre os dias 09 e 13 de setembro, em Jaraguá do Sul (SC). Dois alunos representaram a escola caetiteense – Caique Rodrigues Silva e Jéssica Karine.

Depois de se destacar na Febic, a invenção foi credenciada para a Mostra Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia (Mostrarob 2020), em Pelotas (RS), e para a Feria Internacional, de Innovación, Ciencia y Tecnología (Feincyt 2020), no México.

Idealizada em 2011 por integrantes do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Projetos do campus Pelotas (LAB 14), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, a Mostrarob acontece anualmente de 11 a 13 de setembro.

Segundo os organizadores, o principal objetivo da Mostrarob é aproximar os conhecimentos teóricos à prática, estimulando a criatividade e o raciocínio lógico dos estudantes, a fim de incentivar o pensamento científico, por meio do desenvolvimento de projetos e, por consequência, propagar a importância do investimento em pesquisa nas instituições de ensino como fator determinante para a evolução econômica, tecnológica e social do país.

Já a Feincyt, de acordo com a organização, é um espaço internacional para compartilhar experiências e resultados, em torno de projetos de investigação efetuados por estudantes e professores de instituições de nível básico a superior, baseado no Protocolo Científico Juvenil internacional.

Na 4ª edição da Febic, que credenciou os caetiteenses para os respectivos eventos, 249 projeto de 13 estados do país foram selecionados para a final. Os caetiteenses concorreram na categoria II, com 79 projetos inscritos.

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas