A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) realizará nesta quinta-feira (26), na Câmara de Vereadores de Guanambi, a oficina para apresentação dos Editais Setoriais 2019 e orientação para Elaboração de Projetos.
A atividade vai percorrer os 27 territórios de identidade do estado, mobilizando artistas, agentes e coletivos culturais, além de cooperativas, fundações e associações que atuam na área cultural, para participar das chamadas públicas.
O acesso às oficinas é gratuito, sem necessidade de inscrição prévia.
Com inscrições abertas até 08 de outubro, os Editais Setoriais de Cultura têm como objetivo viabilizar iniciativas nas seguintes áreas:
- Apoio a Grupos e Coletivos Culturais;
- Apoio à Publicação de Livros por Editoras Baianas;
- Apoio às Bibliotecas Comunitárias;
- Artes Visuais;
- Circo;
- Culturas Identitárias;
- Culturas Populares (Capoeira, Versão Simplificada e Versão Padrão);
- Dança;
- Economia Criativa;
- Incentivo à leitura – Formação de Leitores e Mediadores;
- Literatura; Museus;
- Música;
- Patrimônio Cultural – Arquitetura e Urbanismo;
- Restauração, Digitalização e Promoção de Acervos Privados de Interesse Público;
- Teatro e
- Territórios Culturais.
No total, os 19 editais contam com um aporte superior a R$ 15 milhões do Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA).
As inscrições para os Editais Setoriais de Cultura 2019. estão previstas para acontecerem entre os dias 09 de setembro e 08 de outubro.
FUNDO DE CULTURA DO ESTADO DA BAHIA (FCBA)
Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda.
O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado.
Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada.
O FCBA está estruturado em quatro (4) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Cultural e Editais Setoriais.