Oncologista realiza primeira cirurgia de câncer menos invasiva em Guanambi

Publicado por
Compartilhado

A primeira cirurgia de câncer para retirada de um tumor gástrico por videolaparoscopia foi realizada em Guanambi na última segunda-feira (30). A novidade foi divulgada no perfil do médico oncologista Décio Montenegro e chamou a atenção da população. Isso porque o procedimento é menos invasivo e garante uma recuperação mais rápida ao paciente.

O procedimento foi realizada no hospital Nova Aliança com equipamentos modernos e técnicas diferenciadas. Para Guanambi e região, a cirurgia é uma avanço tecnológico na medicina, pois ainda não há hospital especializado na realização deste tipo de procedimento e tratamento ao câncer. Um Hospital Oncológico ainda será construído em Caetité.

Anúncio

No entanto, a tecnologia para garantir o bem estar e qualidade na recuperação do cliente já chegou em Guanambi. “Para nós é motivo de alegria, contribuir para que cirurgias com traumas menores e recuperação mais rápida sejam realizadas aqui na região”, declara o médico oncologista.

 

A cirurgia para retirada do tumor no estômago durou apenas duas horas e foi realizada em uma paciente idosa de 74 anos. O Doutor Décio explicou que a cirurgia de retirada do câncer tem um corte menor e são usadas técnicas mais aprimoradas – “No hospital, essa foi a primeira cirurgia de ressecção de tumor gástrico por videolaparoscopia. Este é um método cirúrgico ainda pouco utilizado em nossa região por exigir mais estrutura e técnica do que a cirurgia convencional”.

O tumor no estômago retirado de uma paciente idosa de 74 anos.

O médico relata ainda que outras cirurgias como está e até mais complexas, já foram realizadas no Hospital Nossa Senhora Santana em Caetité e no Hospital Nova Aliança em Guanambi. “Em Caetité, além de cirurgias de vesícula e apêndice, realizamos em 2018 a primeira histerectomia (tratamento de câncer de útero) e em 2019 a primeira cirurgia colorretal (tratamento de tumor de intestino), ambas por videolaparoscopia. Em julho de 2019, realizamos também a primeira histerectomia laparoscópica da cidade de Guanambi. Em todas elas a técnica minimamente invasiva permitiu rápida recuperação aos pacientes”, pontua o médico.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), no Brasil, foram diagnosticados 21.290 casos de câncer no estômago em 2018. O diagnóstico em homens foi o maior, totalizando 13.540 casos e um aumento de 6,3% comparado com 2017.

“Os números relativos ao câncer no Brasil e no mundo são preocupantes. Hoje em Guanambi e Caetité já conseguimos tratar cirurgicamente muitos casos desta doença. Já fizemos para câncer de estômago, útero, ovário, intestino, reto, tireóide, mama, pele, sarcomas, dentre outros”, afirma o médico oncologista.

O médico Oncologista Décio Montenegro trabalha nos seguintes consultórios:
Médico oncologista Dr. Décio Montenegro (Foto: Reprodução)
Em Caetité os atendimentos são realizados na Clínica Lapidares, localizada na rua Professora Helena Lima Santos, Nº409 – Centro. O telefone para contato é o (77) 9. 9994-0716.

Na cidade de Guanambi o oncologista Décio atende no Hospital Nova Aliança, localizado na R. Álvaro Guimarães, nº 45, no bairro Aeroporto Velho. Para informações ou agendamento, o paciente pode ligar para o telefone (77) 3452-3500.

*Informe publicitário

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 3 de outubro de 2019 14:11

Publicado por

Notícias recentes

Prefeitura na Bahia encerra inscrições para concurso com 73 cagas nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Presidente Tancredo Neves,…

27 de abril de 2024

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio