Bahia Oncologista realiza primeira cirurgia de câncer menos invasiva em Guanambi
quinta-feira, 28 janeiro, 2021

Oncologista realiza primeira cirurgia de câncer menos invasiva em Guanambi

Últimas Notícias

Advertisement

A primeira cirurgia de câncer para retirada de um tumor gástrico por videolaparoscopia foi realizada em Guanambi na última segunda-feira (30). A novidade foi divulgada no perfil do médico oncologista Décio Montenegro e chamou a atenção da população. Isso porque o procedimento é menos invasivo e garante uma recuperação mais rápida ao paciente.

O procedimento foi realizada no hospital Nova Aliança com equipamentos modernos e técnicas diferenciadas. Para Guanambi e região, a cirurgia é uma avanço tecnológico na medicina, pois ainda não há hospital especializado na realização deste tipo de procedimento e tratamento ao câncer. Um Hospital Oncológico ainda será construído em Caetité.

No entanto, a tecnologia para garantir o bem estar e qualidade na recuperação do cliente já chegou em Guanambi. “Para nós é motivo de alegria, contribuir para que cirurgias com traumas menores e recuperação mais rápida sejam realizadas aqui na região”, declara o médico oncologista.

 

A cirurgia para retirada do tumor no estômago durou apenas duas horas e foi realizada em uma paciente idosa de 74 anos. O Doutor Décio explicou que a cirurgia de retirada do câncer tem um corte menor e são usadas técnicas mais aprimoradas – “No hospital, essa foi a primeira cirurgia de ressecção de tumor gástrico por videolaparoscopia. Este é um método cirúrgico ainda pouco utilizado em nossa região por exigir mais estrutura e técnica do que a cirurgia convencional”.

O tumor no estômago retirado de uma paciente idosa de 74 anos.

O médico relata ainda que outras cirurgias como está e até mais complexas, já foram realizadas no Hospital Nossa Senhora Santana em Caetité e no Hospital Nova Aliança em Guanambi. “Em Caetité, além de cirurgias de vesícula e apêndice, realizamos em 2018 a primeira histerectomia (tratamento de câncer de útero) e em 2019 a primeira cirurgia colorretal (tratamento de tumor de intestino), ambas por videolaparoscopia. Em julho de 2019, realizamos também a primeira histerectomia laparoscópica da cidade de Guanambi. Em todas elas a técnica minimamente invasiva permitiu rápida recuperação aos pacientes”, pontua o médico.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), no Brasil, foram diagnosticados 21.290 casos de câncer no estômago em 2018. O diagnóstico em homens foi o maior, totalizando 13.540 casos e um aumento de 6,3% comparado com 2017.

Advertisement




“Os números relativos ao câncer no Brasil e no mundo são preocupantes. Hoje em Guanambi e Caetité já conseguimos tratar cirurgicamente muitos casos desta doença. Já fizemos para câncer de estômago, útero, ovário, intestino, reto, tireóide, mama, pele, sarcomas, dentre outros”, afirma o médico oncologista.

O médico Oncologista Décio Montenegro trabalha nos seguintes consultórios:

Médico oncologista Dr. Décio Montenegro (Foto: Reprodução)

Em Caetité os atendimentos são realizados na Clínica Lapidares, localizada na rua Professora Helena Lima Santos, Nº409 – Centro. O telefone para contato é o (77) 9. 9994-0716.

Na cidade de Guanambi o oncologista Décio atende no Hospital Nova Aliança, localizado na R. Álvaro Guimarães, nº 45, no bairro Aeroporto Velho. Para informações ou agendamento, o paciente pode ligar para o telefone (77) 3452-3500.

*Informe publicitário

Relacionadas

Mais Lidas

IEL seleciona para diversas vagas de emprego em Guanambi

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) está selecionando para cinco vagas de emprego em Guanambi, nas áreas de Analista Comercial, Gerência, Financeira, Analista de Suporte...

Incêndio atinge oficina mecânica em Guanambi

Um incêndio atingiu uma oficina mecânica em Guanambi, nesta terça-feira (26). O imóvel comercial fica localizado no bairro São Francisco, próximo ao Colégio Modelo....

Guanambi registra o 18º óbito em decorrência da Covid-19

Mais um óbito por complicações da Covid-19 foi registrado em paciente de Guanambi, nesta quarta-feira (27). A informação foi confirmada no início da noite...

Guanambi registra mais 62 casos de coronavírus

Mais 62 casos da Covid-19 foram registrados em Guanambi nesta terça-feira (25). As informações constam no boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. Segundo...

Sebastião Laranjeiras: homem morre após capotar carro na BA- 263

Um homem de 44 anos morreu após capotar o carro na noite desta terça-feira (26) em Sebastião laranjeiras. O acidente ocorreu na BA-263, cerca...

Prefeitura de Guanambi recolhe animal solto em via pública

A Prefeitura de Guanambi por meio da Superintendência Municipal de trânsito (Smtran), recolheu mais um animal solto, em via pública, na noite desta terça-feira...

Deixe uma resposta