Um novo aeroporto será construído no município de Bom Jesus da Lapa, na região do Velho Chico. A assinatura do edital de licitação para a implantação do equipamento aeroviário ocorreu nesta segunda-feira (7), na Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), em Salvador.
O aviso de licitação será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça (8). A abertura dos envelopes com as propostas está prevista para 11 de novembro.
O aeroporto ficará localizado em uma área patrimonial de 4,5 milhões metros quadrados. O atual aeródromo, que opera com aviação geral, não tem a possibilidade de receber voos comerciais devido ao envolvimento com a malha urbana.
A construção do novo equipamento vai permitir a operação com as aeronaves da aviação regular. A pista de pouso e decolagem terá 1.550 metros de comprimento por 30 metros de largura. O investimento será de aproximadamente R$ 20 milhões.
Na região do Velho Chico, Bom Jesus da Lapa se destaca pelo turismo religioso e pela presença de parques solares. A cidade de 69 mil habitantes chega a receber 600 mil romeiros durante a festa de Bom Jesus, entre os meses de julho e agosto.
Em relação à energia solar, são 8 empreendimentos em operação comercial para geração de energia elétrica a partir da fonte fotovoltaica. O aeroporto poderá atrair mais turistas e também contribuir para o interesse de novos investimentos em energia renováveis no município.
“Recentemente, tivemos a inauguração do aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista. Agora, a publicação da licitação para construção de um novo equipamento em Bom Jesus da Lapa. Isso mostra o trabalho realizado pelo Governo do Estado para desenvolver a aviação regional baiana”, destaca o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti.
O evento incluiu a participação de representantes das secretarias estaduais de Infraestrutura (Seinfra) e do Turismo (Setur), além do prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro. Para o chefe de gabinete da Setur, Benedito Braga, o novo aeroporto contribuirá significativamente para o aumento de turistas na região.
“Além da romaria para a festa de Bom Jesus, a cidade tem eventos que atraem turistas e romeiros o ano inteiro, e com o novo aeroporto a tendência é que haja um crescimento acentuado deste fluxo”, afirma.
Aeroporto de Vitória da Conquista
O Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, teve um crescimento de 87% na movimentação total de passageiros no mês de setembro de 2019, em comparação ao mesmo período do ano passado no Pedro Otacílio.
O número foi alcançado no segundo mês de operação do novo equipamento aeroportuário do sudoeste baiano.
Entre 1º e 30 de setembro de 2018, o aeroporto Pedro Otacílio havia recebido um total de 17.467 passageiros. No Glauber Rocha, a capacidade para receber aeronaves de grande porte com até 189 pessoas contribuiu para o aumento deste número.
No mesmo período deste ano, a quantidade de usuários que embarcaram e desembarcaram subiu para 32.814 com o novo equipamento.
Fonte: Ascom/Seinfra