Será realizada nesta terça-feira (10) a solenidade de formatura de 830 crianças no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). A programação inicia às 10h na quadra do bairro Brasília.
Segundo o comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Arthur Mascarenhas, o ano passado 750 crianças concluíram o programa e com as 830 dessa etapa, o Proerd alcançará o total de 1.580 crianças formadas em Guanambi.
Na quarta-feira (11) serão formadas mais 350 crianças na cidade de Carinhanha e Malhada.
Conheça o Proerd
Segundo o comandante, o programa oferece atividades educacionais em sala de aula, e visa sensibilizar as crianças e adolescentes sobre o uso de drogas, e a importância de uma vida social e familiar saudável. Além disso aborda temas como disciplina, civilidade, respeito às leis, cidadania, amizade, entre outros valores cívicos.
O Proerd foi implantado no Brasil em 1992, no Rio de Janeiro. O modelo teve origem nos Estados Unidos, em 1983, e atualmente é desenvolvido em mais de 58 países. Estudantes do quinto ano do ensino fundamental das redes pública e particular são os alvos do programa, que tem como lema Manter as Crianças Longe das Drogas.
O Proerd promove curso de quatro meses, ministrado por policiais militares voluntários, capacitados pedagogicamente, em parceria com pais, professores, estudantes e comunidades.
Com ênfase na prevenção ao uso de drogas, as aulas mostram ao estudante como se manter longe de más companhias, evitar a violência, resistir às pressões diretas ou indiretas e sempre acionar os pais ou responsáveis quando necessário.