21.8 C
Guanambi
18.3 C
Vitória da Conquista

Prefeita de Lauro de Freitas apresenta Projeto de Lei para devolver antigo nome ao município

Mais Lidas

A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), apresentou nesta quarta-feira (15), um Projeto de Lei propondo a mudança do atual nome do município. O anúncio foi feito duranta a missa celebrada em homenagem ao padroeiro de Lauro de Freitas, Santo Amaro de Ipitanga.

A vontade da prefeita é devolver à cidade o nome pelo qual a região era conhecida antes de 1962, quando ocorreu a emancipação do município que pertencia a Salvador. Lauro de Freitas era freguesia de Santo Amaro de Ipitanga, nome dado em homenagem ao santo católico.

Segundo os registros históricos de Lauro de Freitas, a mudança de nome foi proposta na época pelo vereador soteropolitano Paulo Moreira de Souza, em homenagem a Lauro Farani Pedreira de Freitas, morto em 1950 vítima de um acidente aéreo em Bom Jesus da Lapa, em plena campanha para governador do Estado.

“Reconhecendo a história do povo deste município, enviarei à Câmara de Vereadores, para aprovação, o Projeto de Lei que defende o nome Santo Amaro de Ipitanga como o fidedigno desta cidade”, anunciou a prefeita.

A proposta foi apoiada pelo arcebispo primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. “Ao refletir a história de Santo Amaro de Ipitanga, penso que ele é quem deveria ainda ser o nome desta cidade”, defendeu o sacerdote.

A missa contou com a presença do senador Jaques Wagner (PT), do secretário de Desenvolvimento Urbano Nelson Pelegrino (PT) e o secretário de Justiça e Direitos Humanos Carlos Martins (PT).

Durante a noite, um show do Padre Alessandro Campos encerrou as comemorações na Praça da Matriz.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas