Bahia

Inmet emite novos alertas para perigos de tempestades

Publicado por
Compartilhado

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) voltou a emitir alertas de perigo e grande perigo para riscos causados por tempestades previstas para este sábado (25).

Na Bahia são dois alertas emitidos, um de perigo potencial, englobando áreas do Noroeste, Centro, e Nordeste do Estado e outro de Perigo, que engloba toda a faixa de divisa com os Estados de Goiás, Minas Gerais e Espirito Santo, incluindo a Região de Guanambi.

Nestas regiões podem ocorrer chuvas com volumes variando entre 30 e 60 mm até às 13h deste sábado. O acumulado do dia em algumas localidades pode chegar aos 100 mm.

A Zona de Convergência do Atlântico Sul que atua desde a última terça-feira (21) tem trazido chuvas expressivas para várias regiões dos quatro Estados mencionados. As regiões Central e Zona da Mata mineira, Norte do Rio de Janeiro e Sul do Espírito Santo são as de maiores riscos de enchentes e inundações.

O ápice da ZCAS atuando sobre o continente sul-americano será neste sábado, terá o seu potencial de convergência de umidade impulsionado pela formação de um sistema meteorológico intenso de baixa pressão a 700 Km do litoral do Rio de Janeiro, nomeado pela Marinha do Brasil pelo apelido de Kurumí. Este ciclone que já vem atuando desde a quinta-feira, permitirá a formação de um imenso e poderoso rio aéreo que fará com que o Brasil registre os maiores índices pluviométricos do globo neste sábado.

Tempo Online

Devido a estas circunstâncias, defesas civis estaduais e municipais estão concentradas para minimizar os possíveis danos, caso as previsões se confirmem.

Nestas localidades pode chover mais de 60 mm em apenas uma hora, com acumulados que tendem a passar dos 100 mm em 24 horas.

Em todos os alertas, as recomendação de cuidados são para evitar enfrentar o mau tempo, observar alterações nas encostas e para que se desliguem aparelhos eletrônicos durante as tempestades intensas.

Em Guanambi, a previsão dos institutos é de que o tempo continue chuvoso pelo menos até segunda-feira (27). A previsão aponta ainda que o tempo deve voltar a ficar chuvoso na região nos primeiros dias de fevereiro.

Desde terça-feira, o pluviômetro da Agência Sertão, localizado no Centro de Guanambi, registra acumulado de 125 mm. Na manhã deste quinta-feira, o riacho do Belém transbordou, alangado ruas de alguns bairros da cidade.

Veja todos os alertas do Inmet

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 25 de janeiro de 2020 00:08

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo divem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio