Alertas / Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) voltou a emitir alertas de perigo e grande perigo para riscos causados por tempestades previstas para este sábado (25).

Na Bahia são dois alertas emitidos, um de perigo potencial, englobando áreas do Noroeste, Centro, e Nordeste do Estado e outro de Perigo, que engloba toda a faixa de divisa com os Estados de Goiás, Minas Gerais e Espirito Santo, incluindo a Região de Guanambi.

Nestas regiões podem ocorrer chuvas com volumes variando entre 30 e 60 mm até às 13h deste sábado. O acumulado do dia em algumas localidades pode chegar aos 100 mm.

A Zona de Convergência do Atlântico Sul que atua desde a última terça-feira (21) tem trazido chuvas expressivas para várias regiões dos quatro Estados mencionados. As regiões Central e Zona da Mata mineira, Norte do Rio de Janeiro e Sul do Espírito Santo são as de maiores riscos de enchentes e inundações.

O ápice da ZCAS atuando sobre o continente sul-americano será neste sábado, terá o seu potencial de convergência de umidade impulsionado pela formação de um sistema meteorológico intenso de baixa pressão a 700 Km do litoral do Rio de Janeiro, nomeado pela Marinha do Brasil pelo apelido de Kurumí. Este ciclone que já vem atuando desde a quinta-feira, permitirá a formação de um imenso e poderoso rio aéreo que fará com que o Brasil registre os maiores índices pluviométricos do globo neste sábado.

Tempo Online

Devido a estas circunstâncias, defesas civis estaduais e municipais estão concentradas para minimizar os possíveis danos, caso as previsões se confirmem.

Nestas localidades pode chover mais de 60 mm em apenas uma hora, com acumulados que tendem a passar dos 100 mm em 24 horas.

Em todos os alertas, as recomendação de cuidados são para evitar enfrentar o mau tempo, observar alterações nas encostas e para que se desliguem aparelhos eletrônicos durante as tempestades intensas.

Em Guanambi, a previsão dos institutos é de que o tempo continue chuvoso pelo menos até segunda-feira (27). A previsão aponta ainda que o tempo deve voltar a ficar chuvoso na região nos primeiros dias de fevereiro.

Desde terça-feira, o pluviômetro da Agência Sertão, localizado no Centro de Guanambi, registra acumulado de 125 mm. Na manhã deste quinta-feira, o riacho do Belém transbordou, alangado ruas de alguns bairros da cidade.

Veja todos os alertas do Inmet

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui