Anúncio

Hidroelétrica de Três Marias não deve aumentar vazão nos próximos dias

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado
Anúncio

Com a diminuição das chuvas nas cabeceiras do rio São Francisco e seus afluentes, a vazão de entrada de água no lago da barragem da Usina Hidroelétrica de Três Marias também diminuiu.

No fim da noite deste domingo (8), a afluência se equiparou à defluência e o volume de água estava estabilizado em 96% de capacidade, segundo dados divulgados pela Cemig. Depois de receber mais de 4.000 m³/s na semana passada, a vazão de entrada chegou a 2.065,6³/s, menor do que a defluência que estava em 2.066 m³/s.

As previsões meteorológicas apontam que não deve chover com muita intensidade no Centro-Oeste mineiro. Para os próximos 10 dias, o acumulado de chuva não deve passar dos 30 mm em toda a região.

No Norte e Noroeste de Minas, onde estão os rios a jusante de Três Marias, ainda deve chover significativamente em várias localidades, com acumulados que podem passar dos 100 mm. Por esse motivo, o nível do rio São Francisco deve continuar subindo. Na Bahia, o nível máximo da cheia deve ser atingido a partir da próxima quarta-feira (11).

Abertura das Comportas após oito anos

O vertimento começou no dia 28 de fevereiro, com a abertura parcial das comportas. Na última quinta-feira (5), a vazão foi ampliada para pouco mais de 2.000 m³/s. A empresa prevê o fechamento das comportas até a próxima sexta-feira (13). Desde 2012 este procedimento não era adotado na hidroelétrica.

Não houve registros de alagamentos nas cidades ribeirinhas. No entanto, populações de várzeas e de ilhas precisaram deixar suas casas em alguns pontos ao longo do rio. Apesar da estabilização da vazão em Três Marias, o nível continuará subindo no Norte de Minas e Bahia.

Anúncio

A Cemig informou que analisa dados meteorológicos combinados com os registros hidrológicos de vazão dos rios formadores do lago para tomar a decisão de abrir as comportas antes que se atinga 100% do volume. Este planejamento evita alagamentos e mantem o nível do reservatório mais próximo do seu máximo ao fim do período chuvoso.

Em Pirapora, o nível máximo do rio São Francisco foi de 3,57 metros, atingido na sexta-feira (6). Após o pico, o nível se estabilizou na cada de 3,45. Já em São Romão, abaixo da foz do rio das Velhas e do rio Paracatu, o nível continua subindo, chegando a 8,41 metros na madrugada desta segunda-feira (9).

Em Malhada, na Bahia, divisa com Minas Gerais, o nível saltou de 3,98 metros para 6,45 metros em uma semana. A expectativa dos moradores é de que o rio continue subindo e que jogue água nas lagos próximas às margens.

Já no Nordeste do Estado, o lago da Barragem da Usina Sobradinho espera por toda a água dispensada por Três Marias. O volume da usina está em 52,65%, maior volume desde 2014.

As previsões de longo prazo apontam que ainda pode voltar a chover em várias partes da bacia do rio São Francisco até o fim do mês.

Anúncio
Anúncio

Esta postagem foi publicada em 9 de março de 2020 05:35

Tiago Marques

Anúncio
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024

Revenda BYD na Bahia abriu várias vagas de emprego

A BYD Mandarim, primeira revenda da montadora chinesa na Bahia, pertencente ao Grupo Indiana, abriu…

26 de abril de 2024
Anúncio