23.2 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

Álcool gel some das prateleiras e custa até 300% mais caro em Guanambi

Mais Lidas

A chegada dos primeiros casos no Brasil e decretação de pandemia do novo Coronavírus (Codvid-19) pela Organização Mundial da Saúde (OMS) levou a uma corrida aos supermercados e farmácias em busca do álcool gel. Quando encontrado, em alguns casos, o produto casos chega a custar quase 300% a mais do que custava a alguns dias.

Em Guanambi está difícil achar o antisséptico mais usado para sanitizar as mãos, recomendado para prevenir contaminações e infecções por vírus, bactérias ou por outros micro-organismos.

A reportagem da Agência Sertão visitou farmácias e supermercados da região central da cidade e constatou a falta do aliado principal no combate ao Novo Coronavírus. Nas prateleiras dos supermercados só são encontrados frasco do álcool líquido 96º, concentração bem maior do que o recomendado para sanitizar as mãos. O álcool 70º, também usado na assepsia humana, também esta ficando escasso no mercado.

Em uma farmácia do centro da cidade a atendente explicou que chegaram cinco caixas do produto na manhã desta quinta-feira (12) e que todo o estoque se esgotou antes do fim da tarde. Ela não soube precisar se o produto chegará nas próximas remessas de mercadorias antes do fim da semana.

Em outra farmácia, também no centro, havia apenas dois frascos. O atendente disse que o estoque foi renovado no início do dia e que não sabe quando chegará mais unidades. Neste estabelecimento, o frasco de 500g que custava em média R$ 5,20 está sendo vendido por R$ 14,90.

Desde 1º de fevereiro, a CNA (Companhia Nacional de Álcool), maior fabricante de álcool gel do país, aumentou sua produção em mais de 1.300% para atender aos brasileiros preocupados com o novo coronavírus. Mesmo assim, com a confirmação de novos casos,

Especialistas afirmam que o ato de lavar as mãos com frequência é suficiente para prevenir as infecções. O álcool gel é recomendado para ser usado na rua, ou em locais onde não é possível lavar as mãos.

Uma jovem de Riacho de Santana que estuda em Guanambi e um colega apresentaram sintomas gripais e foram submetidos a exames para detecção da doença. A notificação ocorreu devido ao fata da estudante ter viajado recentemente para a Itália, onde muitos casos estão ocorrendo. No entanto, os resultados das análises apontaram para a infecção por vírus comuns que causam gripes.

Máscara Cirúrgica

Também cresceu bastante a procura por máscaras cirúrgicas em todo o país, chegando a esgotar em mutias farmácias de São Paulo, onde se concentra o maior número de casos. Em Guanambi o produto ainda é encontrado facilmente.

As máscaras, no entanto, não tem como objetivo proteger contra a infecção, sendo recomendado seu uso apenas por pacientes que apresentam sintomas gripas, no intuito de que não passem os vírus para outras pessoas.

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas