21.8 C
Guanambi
Bahia Meteorologia continua apontando chuva a partir deste fim de semana em Guanambi...
sábado, 17 abril, 2021
Anúncio

Meteorologia continua apontando chuva a partir deste fim de semana em Guanambi e Região

Últimas Notícias

As previsões dos modelos meteorológicos continuam apontando para a possibilidade de voltar a chover em quase todo o país nos próximos dez dias. A exceção fica apenas para o Rio Grande do Sul e parte do Estado de Santa Catarina, onde a chuva só deve chegar no início de abril.

Em Guanambi (BA), a previsão é de que o tempo mude a partir desta sexta-feira (20), com intensificação das chuvas por volta da próxima terça-feira (24). O mesmo vale para os municípios da Região. Segundo a meteorologia, a chuva deve ocorrer em forma de pancadas e temporais, podendo o acumulado variar de 40 a 100 mm no período.

Previsão até 28 de março – windy.com

Neste período, as temperaturas deverão ficar mais amenas na cidade, não devendo passar dos 30ºC, uma alento em tempos de distanciamento social para conter a disseminação novo Coronavírus. Por outro lado, as previsões apontam para queda da umidade do ar e da temperatura no final de abril, o que pode favorecer o surgimento de problemas respiratórios nas pessoas.

As previsões apontam que deve chover em todas as regiões da Bahia, sendo que os maiores volumes estão previstos para o Oeste-Baiano e parte norte do Vale São-franciscano. Em Barreiras, o acumulado no período pode passar dos 150 mm, volume semelhante ao previsto para toda a Matopiba e Vale do São Francisco pernambucano.

As chuvas mais expressivas estão previstas para as regiões Centro-Oeste e Norte. No entanto, deve chover significativamente em toda a região Nordeste, além de boa parte da região Sudeste.

Em Minas Gerais, os maiores volumes são esperados áreas das regiões Noroeste e Zona da Mata do Estado.

Os modelos meteorológicos apontam que ainda deve voltar a chover na primeira quinzena de abril nas regiões cujo período chuvoso se aproxima do fim.

Chuvas em Guanambi

De outubro até agora, o acumulado do período chuvoso na cidade chega a 650 mm. Em algumas regiões, o acumulado da temporada chega próximo a 1000 mm, como é o caso de algumas comunidades da zona rural do município de Pindaí. Em localidades da região do distrito de Morrinhos (Guanambi), moradores relatam acumulados acima de 850 mm.

A barragem de Ceraíma armazena atualmente cerca de 89% de sua capacidade, enquanto a barragem do Poço do Magro armazena 47%.

Rio São Francisco

O rio São Francisco recebeu duas cheias em 2020. A primeira foi no fim de janeiro, após chuvas históricas na região Centra de Minas. Já a segunda cheia ocorreu no início de março, com a abertura das comportas da Usina Hidroelétrica de Três Marias por 16 dias.

O volume do reservatório da usina chegou a 97,66% nesta quarta-feira (18). Já o reservatório da Hidroelétrica de Sobradinho chegou a 60,99% de sua capacidade. O volume deve aumentar mais nos próximos dias, pois as águas vertidas de Três Marias ainda atravessam a Bahia.

Desde 2012, o rio São Francisco não recebia tanta água.

Relacionadas

Mais Lidas

Universitária guanambiense foi encontrada morta dentro de residência em Caetité

Uma jovem de 21 anos, identificada como Bruna Stefani Castro, foi encontrada morta dentro de sua residência, na tarde desta quinta-feira (15), em Caetité....

App ‘Quero Delivery’ abre vagas de emprego para Guanambi e Caetité

Venha fazer parte de um dos maiores app's de delivery do Brasil! Quer representar o roxinho em Guanambi e Caetité - BA? Se gosta de trabalhar...

IEL seleciona para novas vagas de emprego e estágio remunerado em Guanambi

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) está selecionando para três vagas de estágio remunerado e uma de emprego em Guanambi. As oportunidades de estágio remunerado...

Prefeitura de Guanambi institui programa com redução de 100% em multas de dívidas tributárias

A Prefeitura Municipal de Guanambi sancionou a Lei n° 1.341 que institui o Programa de Incentivo à Regularização Fiscal de Créditos da Fazenda Municipal...

Prefeitura de Guanambi divulga calendário de pagamento do Garantia-Safra

A Prefeitura de Guanambi, por meio da Secretaria de Agricultura comunica aos 1.238 agricultores da cidade contemplados com o benefício, sobre a continuidade de...

Bamin estuda implantar sistema de filtragem para eliminar barragem de rejeitos na região de Guanambi

A Bahia Mineração (Bamin) informou, por meio de nota enviada à Agência Sertão, que está estudando a incorporação de um sistema de filtragem de...

Deixe uma resposta