Foto: Camila Souza | GOVBA

Durante o Papo Correria, desta terça-feira (14), o Secretário Estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas anunciou que os testes diagnósticos para o novo coronavírus (Covid-19) serão realizados nos municípios de Guanambi, Vitória da Conquista e Porto Seguro.

De acordo com secretário, já nessa semana uma máquina para os testes será desbloqueada em Vitória da Conquista e as máquinas de Guanambi e Porto Seguro já foram locadas. Posteriormente Juazeiro também será incluída, segundo o secretário.

Atualmente os diagnósticos são efetuados apenas no Laboratório Central do Estado (Lacen-BA) de Salvador.

Com a descentralização dos testes, Vilas-Boas garante que economizará às 24h perdidas no deslocamento das amostras do interior para Salvador.

De acordo com o secretário, a Bahia é um dos estados que mais realiza os testes chamados de Padrão ouro, testes de PCR em tempo real que detectam o RNA (ácido ribonucleico) do vírus. “Fazemos quase 500 testes por milhão de habitantes, quase o dobro da média nacional”, disse o secretário.

Vilas-Boas destacou ainda que essa celeridade só foi possível, devido a aquisição de material no mercado internacional, desde o começo da pandemia, pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab).

Segundo ele, no atual cenário os materiais para prevenção, testes e outras ações relacionadas a contenção do novo coronavírus estão mais disputados. “Estamos completamente abastecidos pelos próximos três a quatro meses”, pontua Vilas-Boas.

Ainda conforme o secretário, ao longo de 30 dias 10 mil testes de PCR foram realizados no Lacen e que essa capacidade foi triplicada com a utilização de uma nova máquina.

Confira o vídeo:

PAPO CORRERIA

#PapoCorreria especial #coronavírus com o governador da Bahia, Rui Costa.

Posted by PT Bahia on Tuesday, April 14, 2020

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui