24.4 C
Guanambi
20.3 C
Vitória da Conquista

Estudo revela que coronavírus pode causar lesões na retina de pacientes

Mais Lidas

Um estudo, desenvolvido por médicos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), detectou lesões na retina de pacientes já curados do novo coronavírus. A descoberta foi publicada recentemente em uma revista científica, prestigiada mundialmente.

Os doze pacientes, que participaram da pesquisa, tiveram quadros leves da Covid-19 e, até o momento, nenhum teve perda da visão. Agora, os médicos continuam o estudo, com mais dois grupos de pessoas curadas da doença, para descobrir se essas lesões, com o tempo, podem gerar danos à capacidade de enxergar.

Um dos autores da pesquisa explica que lesões na retina, região do olho onde se formam as imagens, podem ser irreversíveis. “A retina é sistema nervoso central e, sistema nervoso central uma vez destruído, ainda não tem uma maneira de recuperar pela medicina, então, qualquer lesão na retina sempre preocupa”, afirma o doutor Rubens Belfort Júnior, do Instituto da Visão da Unifesp.

O oftalmologista também acredita que, com a descoberta, as lesões na retina podem se tornar um marcador biológico da doença, isto é, um indicador de contaminação pelo novo coronavírus. “Não é só uma doença aguda, que você tem um resfriadinho e, depois de duas semanas, ficou bom. Alguns pacientes talvez venham a desenvolver lesões crônicas”, alerta o pesquisador.

Diversas linhas de pesquisas sobre a Covid-19, em todo o mundo, já revelaram que a doença afeta inúmeros órgãos e deixa pode sim deixar sequelas. Por isso, especialistas alertam: os pacientes curados precisam ficar alertas aos sinais do corpo.

“O aconselhamento é que as pessoas façam um acompanhamento médico contínuo. Vai exigir um gasto maior para a saúde pública, pois será necessário um acompanhamento desses pacientes que foram contaminados pelo coronavírus”, conclui o médico.

Veja reportagem completa:

 

Informações do Aratuon.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas