Bahia

FME emite nota pública contra o decreto que permitiu abertura de bares e igrejas em Guanambi

Publicado por
Compartilhado

O Fórum Municipal de Educação (FME) de Guanambi emitiu nota pública nesta quinta-feira (14), expressando preocupação e contrariedade a edição do decreto Nº 746 de 4 de Maio de 2020 e as portarias que flexibilizaram o funcionamento de bares, restaurantes, cultos e manifestações religiosas e academias em Guanambi.

O FME é o órgão responsável pelo acompanhamento, monitoramento e avaliação da Política de Educação no município. Na nota, o FME manifestou apoio ao Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Guanambi que também emitiu nota contrária a emissão dos decretos frente à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), no início do mês de maio.

O Fórum pontua que acompanhando, com muita seriedade, as orientações e informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), de diversos profissionais da saúde e de instituições de Pesquisa, a exemplo da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), eles perceberam que o Brasil ainda está longe de conter a pandemia.

Diante disso, a nota pondera que ainda não é hora de flexibilizar as medidas, visto que já há casos registrados em municípios vizinhos, a exemplo de Caetité, Licínio de Almeida, Brumado, Urandi e Serra do Ramalho e que Guanambi não está imune.

O FME reitera que os dados do MonitoraCovid-19 – Sistema criado por pesquisadores da Fiocruz e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para monitorar e integrar dados sobre o avanço da pandemia no território nacional e no mundo – apontam a expansão do vírus para os municípios do interior do país, em especial cidades próximas às regiões metropolitanas, aquelas denominadas capitais regionais e as que são consideradas centros locais do comércio.

Além disso, a nota destaca que as organizações e entidades da comunidade guanambiense, têm manifestado grande preocupação com o que poderá acontecer com um possível surto do vírus no município e na região, sobretudo, se considerado o alto índice de desigualdades sociais e as dificuldades que os Sistemas de Saúde já vêm enfrentando, desde muito antes da pandemia.

A nota especifica ainda que o FME compreende as dificuldades enfrentadas pelo setor econômico, no entanto, assegura que é preciso colocar a vida em primeiro lugar, pois a economia se recupera aos poucos, com pessoas saudáveis.

Por fim, o Fórum solicita do Poder Executivo Municipal que sejam revistos o Decreto e as Portarias mencionadas, no sentido de fortalecer as medidas de prevenção e combate ao Coronavírus e garantir maior segurança à população do município.

Apesar da permissão de funcionamento com a presença dos fieis, algumas igrejas evangélicas e as paróquias de Guanambi decidiram manter as suas celebrações via internet.

Ao justificar as últimas medidas, a prefeitura disse que Guanambi é um dos poucos municípios do país com uma faixa de 100 mil habitantes que não possui nenhum caso registrado e que esse “resultado é fruto de sua política séria e responsiva no que se refere as medidas de contingenciamento social, monitoramento, barreiras sanitárias e fortalecimento da sua rede de saúde pública própria”.

Confira a íntegra da nota do FME:

Nota Pública do Fórum Municipal de Educação sobre Coranavírus (1)

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 15 de maio de 2020 14:59

Publicado por

Notícias recentes

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024

Estação Meteorológica do Inmet voltou a funcionar em Guanambi após mais de seis meses com problemas

A equipe de manutenção do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) esteve em Guanambi na última…

27 de abril de 2024

Prefeitura na Bahia encerra inscrições para concurso com 73 vagas nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Presidente Tancredo Neves,…

27 de abril de 2024

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio